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sábado

Lições de um quase “professor”

São duas décadas atuando como servidora concursada da Educação do Estado do Rio Grande do Norte. Durante esse tempo, acumulei muito aprendizado no cotidiano das escolas e na relação com os órgãos intermediário e central da gestão pública. São muitas histórias para compartilhar. Hoje relatarei uma das mais recentes, do segundo semestre do ano passado. Tal escolha decorre do momento atual que nos remete a uma recomendação do Ministério Público e consequente decisão do governo do Estado de mandar às salas de aula professores que fazem trabalhos pedagógicos de imenso valor dentro das escolas e servidores poucos afeitos à docência e dela afastados.
Na condição de coordenadora pedagógica da Escola Estadual Hegésippo Reis – de 1º ao 5º ano do ensino fundamental –, juntamente com a diretora, recebi um servidor encaminhado pela Secretaria de Educação para assumir uma das turmas da escola. Um telefonema da Secretaria informara do encaminhamento. À partida já achei bastante curioso o reforço: “o professor está a caminho, num carro aqui da Secretaria. É uma maneira da gente ter a certeza de que ele foi”. Não tenho dúvidas: o desejo da gestora era resolver o problema da falta de professores na escola.
Sentamos os três à mesa: eu, o pretenso professor e a diretora. Bastante simpático, desinibido, mas visivelmente ansioso e preocupado, o senhor não escondia o nervosismo. “Estou aqui para fazer um favor à professora…, que pediu muito que eu assumisse uma turma aqui nesta escola. Ela está muito pressionada com a falta de professores nas escolas e a promotora da educação está exigindo que os professores, lotados como técnicos da Secretaria, sejam encaminhados para as escolas. Ninguém quer sair de lá,” disparou.
Falei: “Seja muito bem vindo, sinta-se acolhido, mas esclareço que a escola nada tem a ver com esse favor que o senhor relata. É uma questão entre vocês. É importante que saiba que aqui desenvolvemos um trabalho sério, temos um projeto político-pedagógico com características próprias [relatei as principais]; cumprimos os 200 dias letivos e o tempo diário de atividades dos alunos. Aqui estudamos e planejamos durante um sábado por mês; as reuniões com os responsáveis pelos alunos acontecem à noite e durante o dia as atividades letivas acontecem normalmente. Senhor, aqui todo nosso trabalho parte de um profundo respeito pelas crianças e precisamos muito de profissionais que compartilhem dos nossos princípios.”
Mal conclui o meu raciocínio, ele emendou: “Você é coordenadora pedagógica, né? Olhe, vou logo lhe dizer que se eu ficar aqui você vai ter muito trabalho comigo. Eu entrei no Estado no trem da alegria, na década de 80, naquele tempo que não tinha concurso público, a gente arranjava contrato com os políticos. Arranjei um de professor. Passei pouco tempo numa escola e assim mesmo como inspetor. Depois fui para a secretaria e outros órgãos. Nunca fui pra sala de aula. Esses anos sempre arranjei alguma gratificação para garantir o leite dos meninos. Eu não sei como vocês, que trabalham em escola, conseguem sobreviver com esse salário. Faz pouco tempo que me aconselharam a fazer o curso de Pedagogia para melhorar o salário e foi o que fiz, até pensando na aposentadoria. Fiz o curso na… aquilo foi uma mãe e deu pra terminar. Não aprendi quase nada, não sei planejar… você vai ter trabalho, viu? Estou aguardando o plano de cargos para ver se melhora mesmo. Fico preocupado porque ganho um dinheiro bom, pelo MEC, acompanhando o programa… e se vier pra cá deixo de receber. Com essas suas ideias do projeto daqui, você daria certo trabalhando nesse programa. Tem mais: faço um trabalho de… por uma portaria da Secretaria de… e vou ter que faltar três dias por mês, para viagens. Estou sendo bem sincero, porque você falou que aqui tem essa coisa de respeitar muito as crianças.”
É claro que, pela exiguidade deste espaço, torna-se impossível relatar toda conversa e a riqueza dos detalhes. Terminei por dizer, ao sincero servidor, que não assumisse a turma, caso tivesse a intenção de na sequência procurar um político, impondo nova mudança às crianças. Soube que, ao retornar à Secretaria o quase “professor” clamou que o deixasse onde estava.
Não entendo o que falta ao executivo estadual para criar a base legal e promover uma política de reenquadramento de funções dos seus servidores e até de transferência, oficialmente, de uma Secretaria para outra. No caso da Educação, essa medida sanearia a folha de pagamento, criando as condições para novos concursos públicos e implantação de cargos carreira e vencimentos daqueles realmente identificados com a escola pública. A tentativa de querer resolver o problema da falta de professores com quem deseja distância do magistério ou desconsiderando a docência dos que implementam projetos pedagógicos em bibliotecas, salas de leitura, laboratórios de informática e de ciências, não parece ser a decisão mais sensata.
Em tempo: há menos de uma semana encontrei o quase “professor”, no mesmo setor da Secretaria de Educação, provavelmente garantindo “o leite dos meninos”, longe da sala de aula. Seria esse quase “professor” – para falar de tantos outros – a solução para reverter os nossos baixos indicadores educacionais? Pensemos, pois.
Do blog de Cláudia Santa Rosa

Cláudia Santa Rosa, educadora, escreveu a convite do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), que publica artigos no jornal Diário de Natal às sextas-feiras.

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