Social Icons

terça-feira

Emater instala módulos para produzir mudas de cajueiro resistentes à seca

http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/
A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), em parceria com a Embrapa, está em processo de instalação de quatro módulos experimentais para a produção de mudas de cajueiro. O objetivo é estimular os produtores do Estado a renovar os seus pomares e, assim, retomar a produção com variedades de ciclo precoce e de tolerância à escassez de água.
Segundo o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Emparn, José Simplício de Holanda, os experimentos estão sendo instalados na base física (Estação Experimental), do Jiqui, e, em propriedades em Apodi, além das três regiões de maior produção do Estado, em Serra do Mel e Severiano Melo, na região Oeste e Lagoa Nova, na Serra de Santana.
Estão sendo utilizados 21 clones de cajueiro nos quatro experimentos, sendo dois desenvolvidos pela própria empresa estadual de pesquisa. Recentemente, José Simplício e o pesquisador da Emparn, João Maria Pinheiro participaram de uma reunião no escritório do Oeste do Sebrae/RN, em Apodi, com o objetivo de reativar o Comitê Gestor da Cajucultura.
Além da Emparn e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), participam do comitê a Fundação Banco do Brasil, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), associações e cooperativas.
O objetivo é a renovação dos pomares, com a previsão de chuvas regulares no próximo ano. Em grande parte do plantio do estado, os pomares estão prejudicados pelo baixo volume de chuvas dos últimos anos.

Fonte: Cidade News via O Mossoroense

Nenhum comentário: