Social Icons

sexta-feira

Ouvidoria apura se detido por matar policial foi ameaçado por PM em fotos

Foto mostra PM com máscara de palhaço e machado ameaçando rapaz negro; no detalhe, outra foto mostra detido suspeito por matar policial. Para Ouvidoria e Condepe, podem ser a mesma pessoa (Foto: Divulgação/ Ouvidoria da Polícia e Condepe)Condepe quer saber se suspeito é jovem negro que aparece em imagens.
Fotos mostram PM mascarado com machado ameaçando rapaz em SP.
A Ouvidoria da Polícia de São Paulo e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe) apuram se um jovem detido por suspeita de ter matado um policial seja o mesmo rapaz negro que aparece em fotos sendo ameaçado por um policial militar com máscara de palhaço, machado e arma.
As imagens que mostram o policial militar fardado ameaçando o jovem não identificado circulam em grupos de policiais via WhatsApp. Elas foram reveladas na quinta-feira (14) pelo site Ponte Jornalismo.
As imagens imagens estão sendo compartilhadas com a seguinte descrição: "Tem tatuagem de palhaço, mas quando vê um na frente fica com medo". Segundo a polícia, alguns criminosos que tatuam palhaços no corpo querem passar a informação de que são matadores de policiais.
Segundo a Ouvidoria e o Condepe, as fotografias incitam ao crime ao sugerirem que policiais devem amedrontar suspeitos e pessoas. De acordo com o Código Penal, a pena prevista para isso é de detenção de três meses a seis meses ou multa.
Por meio de nota divulgada na quinta-feira, a Corregedoria da Polícia Militar (PM) informou que já apurava o caso, que, no entendimento da corporação, sugere “grave violação de direitos humanos." O órgão tenta identificar quem é o jovem que aparece nas fotos, bem como o policial e quem tirou a foto.
“Eu vou pedir para apurar e checar também se o detido por suspeita de matar um policial é o mesmo jovem negro que aparece em fotos sendo ameaçado por um PM com máscara de palhaço, machado e pistola”, disse nesta sexta-feira (15) ao G1 o ouvidor Julio Cesar Neves.
“O rapaz detido é muito semelhante com o jovem que aparece nas imagens que circulam na internet: é negro e usa roupa vermelha também”, disse à reportagem Luiz Carlos dos Santos, membro do Condepe.

Suspeito detido
Na quarta-feira (13), a Ouvidoria e o Condepe informaram ter ido ao Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHHP) para tentar falar com o suspeito detido. “Não pudemos vê-lo”, disseram Neves e Santos.
Na quinta-feira, os representantes da Ouvidoria e do Condepe pretendiam procurar a SSP para tratar do caso. Santos quer ainda procurar a Justiça na próxima segunda-feira (18) para pedir autorização para o próprio Condepe ouvir o rapaz detido.
“Não temos informação por qual morte de policial esse rapaz foi detido e se ele continua detido”, disse o membro do Condepe. “Vamos perguntar se ele é também o jovem da foto. Caso seja, vamos perguntar se ele sabe quem é o policial mascarado e quem tirou a foto”.

Fonte: G1

Nenhum comentário: