Social Icons

segunda-feira

EM CARTA ABERTA PROFESSORES APONTAM FALHAS AO REITOR DA UERN NO CONCURSO PÚBLICO

Carta à Reitoria
Em Defesa da Autonomia Acadêmica da UERN
Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto,
Magnífico Reitor da UERN
Nós, professoras e professores da UERN, vimos aqui manifestar nosso descontentamento com a transferência da responsabilidade pela condução do concurso docente para uma empresa terceirizada e a forma de condução de suas etapas, já que não há qualquer justificativa ética ou acadêmica para a mudança do formato do concurso, que já é tradição na nossa instituição. A terceirização de certos procedimentos não é só incondizente com a prática adotada nas IES do país para concursos dessa natureza, mas também poderá suscitar uma série de problemas para a instituição.
Defendemos que a correção on-line proposta, a ser realizada através de um sistema disponibilizado pela empresa terceirizada e desconhecido pelos professores, não é adequada para o certame. A correção presencial das provas escritas, imediatamente após sua realização, ajuda a reforçar a isenção do processo, facilitando ainda a comunicação, de forma sigilosa e segura, entre os membros da banca em caso de disparidade de resultados e tomada de decisões. Ademais, essa mediação entre instrumento avaliativo e avaliadores, como é o caso das pessoas que manipularão as provas durante a digitalização, além de abrir espaço para vazamento de informações e dificultar a responsabilização por atitudes inidôneas, termina por subtrair parte da autonomia da banca.
Diante desse quadro, os professores convidados para comporem as bancas estão recusando o convite por discordarem desses procedimentos, e também pelo hiato temporal de mais de cinquenta dias entre a prova escrita e a de desempenho didático (ainda sem data confirmada).
A manutenção do processo como anunciado pela comissão certamente despertará pedidos de revisão e recursos judiciais, considerando as margens abertas pelo procedimental adotado, mesmo porque ele não foi descrito no edital. Nesse âmbito, a invalidação de um processo dessa natureza causaria um prejuízo imenso para a UERN, tanto em termos financeiros quanto de imagem pública.
Com base nessas considerações, solicitamos a Vossa Magnificência que, junto à Comissão Central de Concurso – CCC/UERN, reconsidere os procedimentos por ela adotados e tome para si a organização das fases do concurso, observando métodos, prazos e datas, como sempre foi prática na UERN.
Atenciosamente,
139 PROFESSORES ASSINARAM, MAS NÓS NÃO TEMOS AUTORIZAÇÃO PARA DIVULGAR ESSES NOMES. O REITOR RECEBEU A VERSÃO COM TODAS AS ASSINATURAS. ESSA CARTA CIRCULOU NOS GRUPOS DOS PROFESSORES DA UERN, INCLUSIVE NA ADUERN.

Nenhum comentário: