Social Icons

segunda-feira

25 detentos morrem dentro de presídio em confronto de facções, diz Bope

Briga entre detentos ocorreu na tarde deste domingo (16) durante as visitas.
Vinte e cinco presos morreram durante um confronto entre facções na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo neste domingo (16), em Boa Vista, segundo informou o comandante do Bope, capitão Falkner.
De acordo com Falkner, dos 25 detentos mortos, sete foram decapitados e seis foram queimados. Segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), 50 familiares dos presos seguem reféns dentro da unidade.
"Eles só vão liberar os reféns se a juíza da Vara de Execuções Penais for ao presídio para falar com os presos", disse o capitão.
Confusão ocorreu neste domingo (16) durante o horário de visitas dos familiares dos presos (Foto: Valéria Oliveira/G1)
A confusão entre os detentos se iniciou por volta das 15h (17h de Brasília) quando homens da ala 14 quebraram os cadeados da ala e invadiram a ala 12.
A briga entre os presos ocorreu durante o horário de visitas na maior unidade prisional do estado.
Os detentos estavam armados com facas e pedaços de madeira, segundo relatou a mulher de um preso que estava dentro do presídio na hora que se iniciou a briga.
A estrada que dá acesso a penitenciária foi interditada pela polícia. Equipes do Instituto Médico Legal (IML) estão na unidade para a realização da perícia e remoção dos corpos.
Policiais do Batalhão de Operações Especiais e agentes penitenciários do Grupo de Intervenção Tática (GIT) se preparam para entrar na unidade, segundo informou em nota a Sejuc.
Familiares que estavam reféns dentro da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo foram liberados após equipes do Bope entrarem na unidade na noite deste domingo (16). De acordo com o secretário de Justiça e Cidadania (Sejuc), Uziel Castro, havia cerca de 100 pessoas reféns e maioria eram mulheres.
"Todos os reféns já foram liberados. Tinham 50 reféns em cada ala, no total dava uns 100. Em uma das alas não teve entrada tática, os presos liberaram os reféns. Só teve uma confusão na ala dos idosos, mas depois de uma negociação eles acabaram liberando. Mais de 90% eram mulheres", disse Castro.
Os detentos estavam armados com facas e pedaços de madeira, segundo relatou a mulher de um preso que estava dentro do presídio na hora que se iniciou a briga.

Fonte: G1

Nenhum comentário: