Social Icons

domingo

Divorciada faz Enem depois de 8 anos só cuidando de casa e filhas: 'Independência'

Thays Lavor faz a prova em Fortaleza
Débora Silva de Oliveira, de 28 anos, volta a fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) depois de oito anos, e a sensação, segundo ela , é de independência, de poder fazer o que quer e lutar por um sonho. 
- Antes a minha vida era resumida em cuidar de casa, das minhas duas filhas... Só podia fazer isso, porque meu ex-marido não me apoiava, me sentia podada - explica Débora. 
Hoje divorciada, e moradora do município de Barreira, distante 65 km de Fortaleza, todos os dias ela demora duas horas e meia para chegar à capital, onde faz o curso preparatório para o Enem no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA). Também está para concluir um curso técnico em edificações. 
A rotina começa às 5h da manhã, quando prepara o café e as filhas para o colégio. Ela só volta a ver as meninas por volta de 1h30, quando chega do trabalho. Débora mora com os pais, na casa em que ela projetou e construiu, gerencia um posto de gasolina e, nas horas vagas, ainda é encarregada de obras. 
- Fazer esta prova significa estar mais perto do sonho de entrar para engenharia civil, de poder melhorar a vida, poder sonhar e realizar mais. Hoje eu vivencio a minha independência - desabafa a candidata.
No Ceará, um total de 515.601 mil pessoas devem fazer a prova do neste sábado e domingo. O estado corresponde por 5,6% do total de inscritos no Exame em todo o País, o que o coloca como a quinta unidade da federação com maior número de pessoas inscritas, ficando atrás apenas dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: