Social Icons

sexta-feira

O Arena das Dunas é um elefante branco?

Bom a pedido de João Moacir responsável pelo blog, resolvi escrever sobre o estádio Arena das Dunas, localizado na capital do nosso Estado. Ao receber o convite fiquei pensando o quanto é tentador escrever sobre esse local que vira e mexe está sendo chamado de elefante branco. 
Tive o prazer de frequentar o referido estádio, claro que não foi na copa. Já assisti meu ABC, algumas vezes, confesso que a experiência de assistir futebol no Arena é algo fora do normal, em todos os locais o torcedor pode ver o jogo sem nenhum problema. A iluminação, o gramado, o telão tudo ainda funciona muito bem. Já não posso falar o mesmo das lanchonetes, primeiro o preço é tabelado, muito caro, comida ruim e não atende a todos, na maioria das vezes você perde o início do segundo tempo se quiser comer algo.

Bom mais a questão é a seguinte O ARENA DAS DUNAS É OU NÃO UM ELEFANTE BRANCO?
De cara afirmo sem medo de errar que a nossa capital não deveria ter sediado jogos da copa, não temos estrutura e além disso os gastos saíram do controle. Vamos aos dados brutos para a construção do estádio. Segundo dados da Tribuna do Norte o estádio vai custar 400 milhões de reais e foi construído pela OAS. Contudo o Governo vai pagar pelo Arena ao longo de 20 anos.
Nos primeiros 11 anos de funcionamento do estádio o Governo do RN vai pagar 9 milhões mensais, do décimo segundo até o décimo quarto mais 2,7 milhões por mês, depois até chegar nos 20 anos o valor mensal de 90 mil. Totalizando R$ 1.288.400.000 (um bilhão duzentos e oitenta e oito milhões de reais) na construção do estádio a título de curiosidade a média de público dos jogos dos times capital não ultrapassam 5 mil torcedores.
O estádio tem capacidade para pouco mais de 31 mil pessoas, Dois telões eletrônicos de 60m² cada, sistema de sonorização e bilhetagem moderna, estacionamento com vagas internas e externas, 25 áreas para venda de alimentos e bebidas, espaço VIP e VVIP, com assentos exclusivos, lounges de hospitalidade e uma praça externa com 22.000m² perfeitamente inseridos em um dos melhores e mais centrais bairros de Natal. (Segundo o site do Arena das Dunas). Além disso frequentemente o estádio está entre os melhores do nosso país, recentemente o Ministério do Esporte deu nota máxima ao Arena, dentre os critérios de avaliação estavam a segurança, conforto e estrutura. 
Por mais de 1 bilhão de reais e ter menos de 5 anos de uso e falando a verdade pouco uso, é no mínimo obrigação do estádio figurar entre os melhores.
O estádio adquiriu um aspecto multiuso, acredite de todas as atividades desenvolvidas pelo estádio, a que aparentemente deve apresentar maior prejuízo é o futebol, só como base o público da final do primeiro turno entre ABC e GLOBO não chegou a 3 mil torcedores, para ser mais especifico 2.829, para uma renda de pouco mais de 56 mil reais, alguns dirigentes locais afirmam que cada jogo no referido estádio os custos giram por volta de 70 mil reais.
O estádio se tornou uma arena multiuso, praticamente todo mês existe pelo menos dois eventos de grande destaque na cidade que é sediada nas dependências do mesmo. A localização e o amplo espaço do estacionamento ajudam na hora de atrair eventos para o local que vai desde de festa populares com bandas de forró, duplas sertanejas, passando por eventos de cultura pop e shows de artistas da MPB.
Natal conta com uma população de pouco mais de 1 milhão de pessoas, ainda não é uma cidade que atraia grandes shows e eventos de magnitude nacional ou até mesmo regional. Dessa maneira afirmo sem medo de errar que o Arena é sim um Elefante branco, pois para o que mesmo foi projetado deverá levar vários anos para alcançar o seu objetivo que é trazer grandes públicos para suas arquibancadas. 
Isso é simples de ser explicado, primeiro juntando o ABC e o América que são os principais times do capital juntos não atraem 10 mil torcedores por jogo, além disso o próprio ABC possui um estádio com capacidade para 18 mil torcedores que atende perfeitamente aos seus objetivos, junte isso que o ABC está na série B e o América vai disputar esse ano a série D.
Ao longo do ano passado o Arena conseguiu atrair times de outros Estados para jogar aqui, entretanto, a tendência desses jogos é diminuir primeiro devido aos valores cobrados, por exemplo teve jogo do flamengo com ingressos superior a 100 reais, e com a nova regra adotada pela CBF, está proibido a venda de jogos para outros Estados. 
Magno Elias
O estádio ainda é mantido pela OAS, pois a mesma recebe a quantia que ficou estabelecida com o governo e todos os eventos produzidas pela mesma no estádio o dinheiro também vai direto para o seu caixa.

Magno Elias é professor de Geografia, pelo IFRN, professor da Escola AGNUSDEI e Coordenador da UNINTER - NATAL

Nenhum comentário: