Social Icons

quinta-feira

Engenho Santa Ana em Riacho da Cruz na divisa com Taboleiro Grande é reativado depois de 10 anos parado

Esse fim de semana que passou, estive por duas vezes num engenho que beneficia a cana de açúcar na Baixa das Caraúbas, município de Riacho da Cruz, divisa com Taboleiro Grande RN.
O Engenho Santa Ana, construído em meados de 2008 por Antonio Pereira (In Memoriam), foi reestruturado e reativado depois de mais de 10 anos parado.
O casal Dr Clauberto Bessa e Isabel Bessa comandam o engenho com a colaboração de familiares de ambos.
O engenho Santa Ana é moderno na parte da moagem, a força é de motor elétrico, mas a modernização pára por ai, porque toda produção de mel, alfinin e rapadura é toda feita da forma artesanal desde a fornalha a lenha, tachos ao fogão, manuseio totalmente à moda antiga.
Se inscreva no meu canal no You Tube clicando Aqui
As moagens de cana tem voltado nos últimos anos com o diferencial que a atividade que antigamente era feita basicamente em torno de uma família, onde a mão de obra não chegava a ser remunerada, hoje a maioria dos trabalhadores são pagos o que finda de certa forma encarecendo o produto final, principalmente a rapadura, que mesmo assim ainda permanece um produto popular e alcance de muita gente.

As moagens atraem muita gente, os mais velhos pra reviver momentos que já conheciam e os mais jovens pra conhecerem o que só ouviam os mais velhos falarem.
Toda produção é destinada ao mercado da região com distribuição feita a partir de Taboleiro Grande RN, podendo ser adquirida tanto com Clauberto e Isabel pelo contato: 84 9933-9263

História da rapadura
A rapadura é feita a partir da cana-de-açúcar após moagem, fervura do caldo, moldagem e secagem. É considerado um alimento com maior valor nutritivo que o açúcar refinado pois, enquanto este é quase exclusivamente sacarose a rapadura possui outras substâncias nutritivas em sua composição.





O nome rapadura, uma variação de "raspadura" (originada do verbo raspar), originou-se da raspagem das camadas espessas de açúcar presas às paredes dos tachos utilizados para a fabricação do mesmo.
É típica do Brasil e muito popular no Nordeste e em Minas Gerais. Se expandiu para diversas outras regiões da América Latina , onde recebe diferentes nomes como: panela (Colômbia, Venezuela, México, Equador e Guatemala), piloncillo (México), papelón (Venezuela e Colômbia), chancaca (Bolívia e Peru), empanizao (Bolívia) ou tapa de dulce (Costa Rica). O nome rapadura (ou a variação raspadura) é utilizado também na Argentina, na Guatemala e no Panamá. Seu uso também é disseminado na Índia.
Na América Latina, a Colômbia é o primeiro produtor, com 1 milhão de toneladas anual e o segundo mundial depois da Índia . A Região Nordeste é a maior produtora de rapadura do Brasil, onde o Ceará aparece como maior produtor .
Após o corte da cana-de-açúcar, que deve ser feito sem a queima da cana, este é transportada até o engenho onde deverá ser moída. O caldo de cana resultante da moagem é levado para a decantação, com o intuito de separar as impurezas.
A concentração até se atingir o ponto para o batimento se dá por meio da fervura do caldo, o que pode acontecer em um mesmo tacho ou em até cinco tachos como nos engenhos mais modernos, o que ajuda a ter um controle da temperatura para a concentração do caldo. Depois que o caldo se torna melado ele é batido para obter uma maior consistência e ser colocado em formas no formato tradicional de paralelepípedo.
Depois que a rapadura já endureceu, esfriou e ganhou a sua forma, pode ser retirada das formas. Após o batimento, o caldo concentrado é moldado em formas de 500 gramas ou um quilo ou tabletes de 20 a 25 gramas. Após o resfriamento, ocorre a desenformagem e, por fim, o embalamento da rapadura.

Curiosidades
Em 1989, a empresa alemã Rapunzel registrou a rapadura como sua marca registrada para o mercado alemão e seis anos depois fez o mesmo nos Estados Unidos. Entretanto, este fato passou despercebido por bastante tempo até que em meados de 2005 grupos de defesa da cultura nordestina, o Itamaraty e a Ordem dos Advogados do Brasil passaram a exigir a retirada da proteção marcária ao nome tradicional do doce no Brasil. Em 2008 a empresa germânica desistiu da propriedade intelectual sobre o nome rapadura embora continue usando o nome para alguns de seus produtos, porém, sem mais o direito de exclusividade sobre o uso comercial da palavra

Mulher é Demitida no RN por Ensinar Colegas a Pegar Atestado Falso Para não ir Trabalhar

Uma empresa de telemarketing com atuação no Rio Grande do Norte demitiu uma funcionária por justa causa após descobrir que ela usava um grupo de WhatsApp para ensinar colegas de trabalho a simular doenças para obter atestados médicos falsos.
A demissão foi confirmada esta semana pelo Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-21), que, a partir de diversas provas e depoimentos, reconheceu que a trabalhadora cometeu falta grave.
O grupo do qual a funcionária participava era denominado “Atender cliente nunca” e tinha entre os objetivos compartilhar estratégias para conseguir dispensa do trabalho e, assim, desfalcar a escala no setor onde todos eram empregados. A funcionária demitida trabalhava na empresa havia cinco anos.
Prints de conversas do grupo de WhatsApp obtidos pela empresa mostram que a funcionária orientava colegas sobre como obter um atestado médico no posto de saúde.
Em uma das mensagens, a funcionária dizia que os colegas deveriam ingerir creme dental para simular uma inflamação na garganta e, assim, sugestionar sintoma de Covid-19. “Ele (o médico) vai analisar sua garganta e seus pulmões, cima (sic) pasta que dá um ar de inflamada a garganta”, escreveu.
Em outros comentários, a agente de atendimento de telemarketing escreveu as seguintes frases: “Gente, vão no postinho e se casem que dá certo”; “Renato* é casado comigo e pegou 14 (dias)”; “O máximo que ele faz é espirrar”; “Aí lá assina um termo se vc realmente tiver com suspeita”; “O termo é se comprometendo ao isolamento”.
A empresa também apresentou provas de que a funcionária recomendava aos colegas que fossem até o setor de recursos humanos simulando mal-estar para serem dispensados do trabalho e irem para casa.
“Tu entra lá dá uma batida na mesa e diz que está nervoso, estressado, impaciente. Começa a bater devagar na cabeça e bater umas palmas lá dentro da sala”, escreveu a funcionária.
Ao analisar o caso esta semana, a desembargadora Auxiliadora Rodrigues, do TRT-21, afirmou que só a participação da funcionária no grupo “já demonstra uma atitude reprovável”. A magistrada destacou, ainda, que a conduta da funcionária quebrou a confiança junto à empresa, o que tornou o vínculo de trabalho insustentável.
Os outros funcionários do grupo também foram punidos pela empresa, mas com advertências e suspensões. A funcionária demitida era a que tinha a participação mais ativa no grupo, segundo as provas coletadas.

Adolescente tenta impedir homem de esfaquear a irmã e é morto a facadas no RN

Miguel Silva do Nascimento, de 15 anos, tentava impedir briga entre irmãos quando levou pelo menos três golpes de faca em Passa e Fica.
Um adolescente de 15 anos, identificado como Miguel Silva do Nascimento, foi morto a facadas na noite desta terça-feira (28) após tentar impedir um homicídio no município de Passa e Fica, na região Agreste potiguar.
De acordo com a Polícia Militar, uma briga entre dois irmãos, um homem e uma mulher, acontecia em uma casa na Zona Urbana da cidade.
A discussão tomou proporções maiores e o homem puxou uma faca na direção da irmã, que saiu correndo da residência. Miguel, que estava próximo, se assustou e tentou impedir o homem.
Segundo relatos de familiares, o jovem chegou a falar para o agressor: "Não faz isso com sua irmã".
O homem então deu pelo menos três facadas na região do abdômen e das costas do adolescente. O jovem foi socorrido ao Hospital de Passa e Fica. Os profissionais da unidade hospitalar afirmam que ainda tentaram uma transferência para Natal, mas o adolescente não resistiu e morreu.
O corpo foi levado para a sede do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) em Natal, onde passa por perícia.
O assassino não foi localizado por policiais e segue foragido.
Chacina em Passa e Fica
No último sábado (25) a cidade de Passa e Fica registrou uma chacina. Um homem matou a ex-esposa, a filha, outras 3 pessoas da família e cometeu suicídio. (RELEMBRE)

Fonte: G1

quarta-feira

Mulher descobre incesto entre companheiro, a filha dele e o genro e manda matar dois deles

Uma mulher foi presa suspeita de mandar matar o companheiro e a enteada, em Canindé, interior do Ceará. O crime foi motivado após a descoberta de que o companheiro mantinha um relacionamento com a própria filha e o genro, ambos menores de idade.
Pai e filha foram baleados na porta de casa e estão internados.
Daniel Aragão, delegado responsável pelo caso, afirmou que Maria Aparecida Barroso, de 36 anos, pagou R$ 3 mil a duas pessoas para que matassem Joelson Oliveira, de 39 anos, e sua filha após a descoberta do trisal incestuoso.
De acordo com a Polícia Civil, algumas horas após o crime, a Polícia Militar prendeu um adulto e um adolescente de 17 anos, ambos suspeitos de participação nas duas tentativas de homicídio. Durante a investigação foi apreendido o revólver supostamente utilizado no crime.
O delegado afirmou que o namorado da jovem descobriu o relacionamento dela com o pai e decidiu fazer parte. Um tempo depois, contou para Maria, namorada do sogro, sobre a relação. Em depoimento Maria afirmou que após a descoberta tentou separação, porém, passou a receber ameaças do companheiro.
Após os acontecimentos, a mulher teria oferecido dinheiro para que o namorado da enteada contratasse os executores do crime, ocorrido em junho deste ano. As vítimas foram baleadas na porta de casa e encaminhadas para uma unidade de saúde da região.
A delegacia aguarda a alta de Joelson para depoimento. Caso seja comprovado o relacionamento dele com a filha, ele poderá ser indiciado por estupro de vulnerável.

Fonte: Metrópoles

Marinheiro de Areia Branca morre após lancha afundar na Baía da Guanabara RJ

Um jovem marinheiro areiabranquense morreu vítima de embarcação que afundou na Baía de Guanabara. 
O acidente aconteceu no Porto Velho, em São Gonçalo. Na manhã deste sábado (25), Álisson Erick Gois Freire estava em um barco localizado na Ilha do Engenho, quando a embarcação começou a afundar. 
Além dele, outras três profissionais estavam no local e conseguiram escapar à tempo. Bombeiros foram acionados às 9h40 para o socorro. Homens do quartel de São Gonçalo e do Grupamento Marítimo de Botafogo foram ao local para tentar resgatar Erick, mas encontraram o profissional morto assim que chegaram ao local. 
Esta é a segunda morte em dois meses em um estaleiro localizado em Niterói ou São Gonçalo. Em 26 de agosto, um dique afundou no estaleiro Renave, no Barreto, matando duas pessoas na ocasião. 
Erick tinha 26 anos, natural de Areia Branca/RN, casado, tinha uma filha e era funcionário da empresa Astro Marítima, que seria responsável pela embarcação.
Seu corpo foi transladado de avião para Fortaleza de onde foi levado para Areia Branca, onde foi sepultado nesta segunda-feira (27)

Fonte: Passando na Hora

Policial militar é baleado em Mossoró RN

O Policial Militar da reserva Ângelo Máximo Xavier, Sargento Xavier foi baleado na noite desta terça feira 28 de agosto de 2021, em Mossoró no Rio Grande do Norte. 

O fato aconteceu na Rua Santana, no bairro Costa e Silva (Pintos). De acordo com as primeiras informações, o Sargento foi abordado por dois elementos com farda de firma em uma moto, e acabou sendo baleado atingido com três tiros, sendo, um no tórax um no abdômen e outro no rosto de raspão.
Segundo informações, os criminosos anunciaram o assalto, e quando identificaram o militar, atiraram nele e fugiram levando sua motocicleta. Não há informação se o Sargento teria reagido.
O sargento se abrigou em um Posto de Combustíveis, e um popular acionou o CIOSP.
Uma ambulância ALFA com suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foi acionada e conduziu o Sargento para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), consciente e reclamando de muitas dores.
No dia 28 de junho de 2019,  Ângelo Máximo foi preso por tentativa de homicídio e por ameaçar colegas de farda no Conjunto Vingt Rosado em Mossoró. (RELEMBRE).

Fonte: Passando na Hora

Alexandriense é morto a Tiros Dentro de Casa em Alexandria/RN

O alexandriense Nelson Leandro Ferreira Linhares, 37 anos, foi assassinado no interior de sua residência, na avenida Deputado Patrício Neto, bairro Alto da Boa Vista, em Alexandria-RN.

Conforme as informações, o autor usou arma de grosso calibre, atingindo a vítima nas costas, cabeça e peito.
Leandro Bem-ti-vi como era mais conhecido, foi encontrado caído dentro de seu quarto, a mãe da vítima ao encontrar o filho caído, pensando que estava passando mal, entrando em contato com a unidade de saúde, que ao chegar a ambulância o condutor percebeu que já estava sem vida e com marcas de tiros.
A Polícia Militar foi acionada, isolou o local aguardando a equipe do ITEP-RN para perícia e remoção do corpo. A polícia civil, compareceu para o início das investigações. Até o momento não se sabe a motivação do crime e ninguém foi preso.

Fonte: Nosso Paraná 

Ministério Público do RN pede mais fiscalização de trânsito e quer “no mínimo” uma blitz por semana

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) quer que a Polícia Rodoviária Estadual intensifique a fiscalização de trânsito na região de Mossoró. Uma recomendação publicada no último sábado (25) no Diário Oficial do Estado pede ao 2º Departamento de Polícia Rodoviária Estadual (2º DPRE) que faça “no mínimo” uma blitz por semana nos municípios de abrangência.

A recomendação é assinada pelo promotor Armando Lúcio Ribeiro, da 5ª Promotoria de Justiça de Mossoró. No texto, o membro do MPRN enfatiza que tem crescido o número de infrações de trânsito por motivos diversos na região de Mossoró e que isso demanda maior atuação da polícia.

O promotor recomenda que o 2º DPRE “proceda à fiscalização do trânsito em vias públicas nos veículos e condutores respectivos, com vistas ao oferecimento de maior segurança viária”.

“Para tal desiderato, que se realize em cada município, no mínimo, uma blitz, semanalmente, e outras atividades fiscalizatórias que forem necessárias para a contenção de infrações penais e administrativas relacionadas a veículos automotores, sem prejuízo de atuação em outras infrações que forem detectadas no momento da atuação”, escreveu o promotor.

Fonte: Jair Sampaio

Polícia acha picanha e celulares na cela do ‘faraó dos bitcoins’ e decide transferi-lo para prisão de segurança máxima

Durante vistoria na cela do empresário Glaidson Acácio dos Santos, preso por um esquema ilegal com bitcoins, a Corregedoria da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) encontrou picanha, linguiça e celulares.
Na cela, que fica na Cadeia Pública Joaquim Ferreira de Souza, no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio, também está Tunay Pereira Lima, outro preso por suspeita de participar do esquema que, segundo a Polícia Federal movimento mais de R$ 38 bilhões.
De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, a Superintendência de Inteligência (SISPEN) recebeu informações via Disque Denúncia de que Glaidson e Tunay tinha materiais não permitidos na cela.
A Corregedoria do órgão realizou uma vistoria nesta terça-feira (28) nas celas e na galeria onde os presos estão, onde encontrou peças de carne in natura e quatro aparelhos celulares. O material foi encaminhado à 34ª DP.
De acordo com a Seap, após o resultado das buscas e pelas “reiteradas denúncias que chegam sobre o ingresso de materiais ilícitos na unidade”, a Seap vai transferir os dois internos para a Penitenciária de segurança máxima Laércio da Costa Pellegrino (Bangu 1) até que sejam concluídas as apurações da Corregedoria.
Todos os servidores da unidade estão sendo ouvidos e a equipe da direção (diretor, subdiretor e chefe de segurança) será exonerada.
Glaidson e Tunay estão presos desde 25 de agosto. Na quinta-feira (23), Glaidson e mais 21 pessoas foram indiciados pela PF por crime contra o sistema financeiro e organização criminosa.

Fonte:

Mulher é fotografada nua na porta de viatura da polícia em delegacia do RJ

Uma mulher foi fotografada nua nas dependências da 129ª Delegacia de Polícia Civil em Iguaba Grande, na Região dos Lagos do Rio. Em uma das imagens, que viralizaram em grupos de mensagens e redes sociais nesta terça-feira (28), a mulher aparece saindo de uma viatura estacionada no pátio da delegacia.
Em outro momento, a mulher é fotografada subindo as escadas da parte interna da unidade.
A Corregedoria Geral da Polícia Civil (CGPOL) informou, em nota, que está investigando o caso. Ainda segundo a Corregedoria, o policial envolvido foi identificado e será afastado das suas funções.
A presidente da OAB de Iguaba Grande, Margoth Cardoso, informou que vai levar o caso à Diretoria Estadual de Mulheres da Ordem dos Advogados do Brasil. Segundo ela, é preciso garantir a segurança e a privacidade das mulheres em ambientes policiais, para evitar que elas deixem de fazer denúncias relacionadas a qualquer tipo de violência.
"Como uma mulher que sofreu violência pode se sentir segura para ir a uma delegacia? Isso não tem cabimento. É inadmissível! A Corregedoria precisa apurar de forma muito severa esse caso. Afastar o agente, não é suficiente. Ele precisa responder pelos atos cometidos", afirmou Margoth Cardoso.
A Polícia Civil não informou quando as imagens foram registradas, se a mulher também foi identificada e em qual contexto os registros foram feitos.

Fonte: G1

terça-feira

Homem é morto a tiros na zona rural de Governador Dix-Sept-Rosado

Um homicídio por arma de fogo, foi registrado na noite do último sábado 25 de setembro de 2021, no município de Governador Dix Sept Rosado na região Oesate do Rio Grande do Norte.
O crime aconteceu por volta das 20h30min, na Comunidade de Gangorrinha, zona rural daquela cidade. A vítima foi identificada como Leandro de Sena Felipe de 28 anos de idade, natural de Limoeiro do Norte no estado do Ceará.
De acordo com a Polícia Militar, que atendeu a ocorrência, a vítima estava em casa, quando os criminosos chegaram, invadiram a residência e começaram a atirar em sua direção.
Leandro não teve chance de defesa e morreu após ser alvejado com vários tiros. A polícia ainda não tem informações sobre a motivação do crime e desconhece a identidade dos atiradores.
Após a perícia realizado pelos profissionais do ITEP, o corpo da vítima foi recolhido e encaminhado ao IML do Instituto Técnico Científico de Perícia unidade de Mossoró. Após a necropsia o cadáver foi liberado para os familiares. A Polícia Civil de Governador Dix Sept Rosado vai investigar o crime.

Fonte: Passando na Hora

Governo assina ordem de serviço para instalar 635 poços em municípios do RN

O governo do Rio Grande do Norte assinou na segunda-feira (27) uma ordem de serviço para a instalação de 320 poços em municípios em situação de escassez hídrica.
Segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), os trabalhos terão início na próxima segunda-feira (4) e a meta é instalar pelo menos dois poços por dia. Outros 52 poços estão prontos e devem receber bombas para entrar em funcionamento.
O Monitor da Violência apontou que a área de seca grave cresceu e chegou a 52% do território potiguar em agosto de 2021. Essa é a pior situação entre os estados do Nordeste, de acordo com o relatório.
A governadora Fátima Bezerra (PT) explicou que a ação do governo visa se antecipar aos efeitos prejudiciais decorrentes da estiagem.
“Tivemos, infelizmente, irregularidade nas chuvas deste ano. Nossa expectativa era uma e o desfecho foi outro. Portanto, vamos fazer um trabalho completo. Cada poço perfurado, será um poço instalado”, explicou a governadora Fátima Bezerra.
Até 2022, deverão ser instalados por todo o Rio Grande do Norte 635 poços. Para isso, serão investidos R$ 15 milhões entre recursos do Governo do RN, além de mais de R$ 3 milhões de emendas parlamentares.

Água
A perfuração de poços pela Semarh no Rio Grande do Norte faz parte do programa RN+Água. De acordo com o governo, a iniciativa contempla ainda diversas outras ações a fim de ampliar o acesso a água, como: a instalação e manutenção de dessalinizações e barragens subterrâneas, elaboração de projetos de saneamento rural e promoção da educação ambiental.
São contempladas prioritariamente as populações residentes em áreas de vulnerabilidade hídrica, atendendo a assentamentos, remanescentes quilombolas, comunidades indígenas e rurais.

Fonte: G1

segunda-feira

Adolescente é espancada até a morte em São Miguel/RN

Na manhã desta segunda-feira (27), a Polícia Militar foi acionada para uma ocorrência de encontro de cadáver próximo a quadra de esporte do município de São Miguel.
Segundo informações, a vítima é uma adolescente de aproximadamente 14 anos, conhecida como ZEFA, encontrada morta com sinais de espancamento.
A jovem, bastante conhecida na cidade, vivia em situação de vulnerabilidade perambulando pelas ruas.
As polícias militar e civil estão empenhadas para esclarecer o que pode ter acontecido e identificar o (s) autor (es) do crime. O ITEP já foi acionado para recolher o corpo da jovem para a sede do órgão em Pau dos Ferros.

Fonte: Grupo Cidadão 190

RP prende suspeito de assalto a estabelecimento comercial em Pau dos Ferros/RN

Policiais Militares do 7º BPM, agiram rápido e prenderam, neste sábado(25), um dos suspeitos de assaltar um estabelecimento comercial, localizado a Rua Walter Correia de Aquino, bairro São Benedito, em Pau dos Ferros/RN.

De acordo com informações, por volta das 10h30 , dois meliantes chegaram no comércio renderam clientes e proprietário, subtraindo, carteiras, dinheiro, celulares e mercadorias fugindo em seguida, minutos depois a Polícia foi acionada e passaram a realizar buscas e no Bairro Manoel Deodato, durante abordagem encontraram um dos suspeitos portando ilegalmente uma arma de fogo, calibre 38, marca Rossi, com cinco munições intactas e ainda com o mesmo foi encontrada uma carteira e pertences de uma das vítimas. O suspeito que saiu há pouco tempo do sistema prisional foi apresentado a Autoridade Policial na Delegacia de Polícia civil para as providencias cabíveis. O comparsa segue foragido.

Fonte: Nosso Parana 

Policial Aposentado e Homem de 47 anos são Baleados Caraúbas

Um policial militar aposentado e um homem de 47 anos foram baleados na sexta-feira (24), no bairro Leandro Bezerra, em Caraúbas, na região oeste do Rio Grande do Norte.

De acordo com uma das vítimas, identificada como Francisco das Chagas, de 77 anos, policial militar aposentado, ele estava em cima de sua moto, quando criminosos efetuaram disparos de arma de fogo, que além dele, atingiram outra pessoa.

As duas vítimas foram socorridas para Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva. A Polícia Militar de Caraúbas realizou buscas pela região, mas nenhum suspeito foi encontrado.

Fonte: Novo Notícias

Polícia apreende caderno com cartas escritas por homem que matou cinco pessoas da família e cometeu suicídio no RN

Crime aconteceu na madrugada deste sábado (25) em Passa e Fica. Cerca de 10 cartas estão em caderno escolar apreendido pela Polícia Civil.
Uma foice foi a arma usada pelo pedreiro William de Lima Silva para matar a própria filha de 7 anos, a ex-companheira, os pais dela e uma tia na madrugada deste sábado (25) em Passa e Fica, no Agreste potiguar.
De acordo com os peritos do Instituto Técnico-Científico de Perícia, as vítimas foram mortas com golpes da arma branca principalmente na altura do pescoço e da cabeça.
O crime chocou o município, que tem uma população estimada em pouco mais de 13 mil habitantes, segundo o IBGE.
A arma de fogo encontrada junto ao corpo de William só foi disparada contra a tia dele (que também foi atingida por golpes de arma branca); contra um sobrinho da ex-mulher, socorrido com vida ao hospital; e contra o próprio autor dos crimes, que se matou.
Cartas: 'Vão para o céu'
De acordo com a Polícia Civil, o homem também deixou cerca de 10 cartas escritas em um caderno escolar, que foi encontrado com ele.
Todas destinadas aos familiares. Os documentos foram recolhidos pela Polícia Civil, que não divulgou os conteúdos.
Porém, o delegado José Carlos Oliveira, da Delegacia de Plantão Regional de Nova Cruz, afirmou que o homem dava sinais de que cometeria os crimes, em pelo menos um dos textos.
"Em uma das cartas ele diz que era a 'última vez' que se dirigia a eles, pede desculpas e afirma que todos vão para o céu", conta.
A suspeita da polícia é de que William não havia se conformado com a separação, ocorrida em fevereiro. O relacionamento durou 10 anos. Chocados, parentes falaram que o homem era uma pessoa tranquila.
O crime aconteceu por volta das 4h na localidade conhecida como Lagoa do Venâncio, no sítio Fernando da Pista, zona rural do município.
As vítimas que morreram foram identificadas pela PM como:
Maria da Luz Henrique de Lima, ex-companheira
Maria Clara de Lima e Silva, 7 anos, filha
Maria do Livramento Henrique de Lima, ex-sogra
Francisco Batista de Lima, ex-sogro
Vera Lúcia, conhecida como Verinha, tia de William
Violência
Segundo a Polícia Militar, o homem chegou primeiro a uma casa onde estavam a ex-mulher, a filha e os ex-sogros.
Após matar todos no local, inclusive a filha de 7 anos de idade, ele foi a outro imóvel distante cerca de 1 quilômetro, onde assassinou a tia dele, baleou um sobrinho da ex-companheira e se matou.
Segundo Luciene Bento, prima de William e filha de Vera Lúcia, uma irmã e uma sobrinha dela estavam na segunda casa, quando o homem chegou ao local chamando pela tia, antes das 6h.
Mas, ao perceber o crime, a mulher correu com a criança. "Tenho certeza de que se ela não tivesse corrido também teria morrido, como aconteceu na outra casa", afirmou.
Os corpos do autor do crime e das vítimas foram recolhidos para o Itep em Natal. Foram necessários dois veículos de transporte de corpos para a operação.

Fonte: G1

Homem ateia fogo na casa da ex. Caso foi registrado no Aeroporto II em Mossoró

Um homem está sendo apontado como culpado de um incêndio na casa de sua ex-mulher, na Rua José Targino Dantas, bairro Aeroporto II em Mossoró.
Os moradores acordaram assustados na manhã desta segunda feira 27 de setembro de 2021, com explosões e estouros. Segundo informações o acusado fugiu em seguida. Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar as chamas, enquanto moradores tentavam controlar o fogo.

Fonte: Passando na Hora

domingo

Adolescente é apreendido com arma de fabricação caseira em Taboleiro Grande/RN

Segundo informações repassadas ao Blogger Nosso Paraná RN, uma guarnição da Polícia Militar (PM), sob o comando do sargento Rogério realizava patrulhamento de rotina, quando os militares foram informados através de ligação anônima no telefone móvel da viatura que um menor, estava oferendo uma arma de fogo caseira a venda na zona rural do município. Os policiais passaram a realizar diligencias e por volta das 19h localizaram o adolescente no Bairro Parlamentar e, durante revista pessoal, os militares encontraram a arma de fabricação caseira em sua cintura.
Diante dos fatos foi dado voz de apreensão, foi comunicado a seus pais ou responsável da pratica do ato infracional e em seguida levado à Delegacia de Polícia Civil de Pau dos Ferros/RN para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido. A arma foi apreendida e a polícia civil deve investigar a origem da fabricação do objeto.

Fonte: Nosso Paraná

sábado

Homem executa ex-mulher, filha, mais três familiares e se mata

Uma chacina chocou os moradores da cidade de Passa e Fica, na região Agreste, neste sábado (25), mais precisamente na localidade conhecida como Lagoa do Venâncio, no sítio Fernando da Pista, por volta das 4h.
Um homem matou a ex-mulher, a filha de 6 anos, os pais da mulher e uma tia dele, além de ferir uma pessoa que tentou impedir os crimes.
Segundo relatos, o assassino chegou na casa dos pais da mulher e surpreendeu o pai dela logo na entrada. 
Em seguida, entrou na residência e continuou matando as pessoas que foram aparecendo.
Ele matou a criança de seis anos, a ex-mulher, e a mãe dela a tiros.
Depois, matou uma tia dela degolada com facão.
Um outro homem tentou impedir o assassino, mas acabou baleado.
Equipes da Policia Militar fizeram buscas na região e encontraram o autor dos crimes, identificado como William de Lima Silva, de 33 anos, morto e a suspeita é que ele tenha se matado.
As vítimas mortas foram identificadas pela Polícia Militar como:
Maria da Luz Henrique de Lima, ex-companheira
Maria Clara de Lima e Silva, 7 anos, filha
Maria do Livramento Henrique de Lima, ex-sogra
Francisco Batista de Lima, ex-sogro
Tia do homem, ainda não identificada oficialmente, apelidada de "Verinha"

Fonte: Blog do Gustavo Negreiros 

sexta-feira

Lei institui política de proteção dos direitos das pessoas com transtorno do espectro autista no RN

Uma nova lei aprovada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e sancionada pela governadora Fátima Bezerra (PT) institui uma política estadual de proteção dos direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Rio Grande do Norte.
A Organização Mundial de Saúde considera pessoa com TEA aquela com prejuízo na comunicação e nas relações sociais, critérios clínicos definidos na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionadas com a saúde (CID).
A Lei nº 10.987 foi publicada no Diário Oficial do Estado na quinta (23) e determina que a nova política deve ser pautada no "desenvolvimento das ações e das políticas de atendimento, aplicáveis através da intersetorialidade entre a saúde, educação e assistência social, procurando celebrar convênios com as Universidades Federais e Estaduais e outras instituições como fundações e associações, sempre que possível".
De acordo com o texto da nova legislação, o Estado deve utilizar profissionais, estudantes e professores das instituições de ensino superior para auxiliar na formação de profissionais aptos a diagnosticar e tratar o TEA precocemente por meio de cursos, palestras e programas de incentivo profissional em diferentes níveis.
Além disso, também é dever do Estado "garantir parcerias com as instituições de ensino para a promoção de cursos, palestras e programas de incentivo ao profissional, nos diversos níveis; promover a inclusão dos estudantes com TEA nas classes comuns de ensino regular com o apoio e as adaptações necessárias da tecnologia da educação e incentivar a formação e a capacitação de profissionais especializados na pesquisa e no atendimento da pessoa com TEA".
A lei ainda aponta que é de responsabilidade do Poder Público promover, junto à comunidade, campanhas educativas e de conscientização acerca do TEA, buscando auxiliar na formulação de políticas públicas voltadas à essas pessoas, além de contribuir e estimular a inserção delas no mercado de trabalho.
A nova lei ainda institui no Calendário Oficial de Eventos do RN o dia 2 de abril como o Dia de Conscientização do Autismo. A data já é conhecida mundialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU). A lei já está em vigor no estado.


Fonte: G1

Polícia Militar recupera moto tomada de assalto em Pau dos Ferros/RN

Policiais Militares lotados no 7º Batalhão de Polícia Militar (7º BPM) de Pau dos Ferros/RN, recuperaram no início da tarde desta quinta-feira(23), uma moto que havia sido tomada de assalto no final da noite de quarta-feira(22) na Rua 13 de Maio saída para o Bairro Riacho do Meio, por um malévolo armado. A PM tomou conhecimento do fato por meio da vítima, momentos após o roubo e deu início a operações como abordagens e incursões com objetivo de localizar o larapio e recuperar o veículo.

Os militares chegaram ao referido veículo, por volta das 13h no Bairro Paraíso, após denúncia anônima para o CIOSP. Ninguém foi preso e a moto foi entregue na Delegacia de Polícia civil para ser restituída ao seu legitimo proprietário e seguir com as investigações para identificar o larapio.

Fonte: Nosso Paraná

Polícia civil prende acusados de participar de um grupo de extermínio no interior do RN

Policiais Civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado - DEICOR, deflagraram, na tarde de quinta feira, 22/09/2021, na comunidade de Cobé, na zona rural de Vera Cruz/RN, a 2ª fase da operação "PODER PARALELO", com o objetivo de desarticular um grupo de extermínio que atua no agreste Potiguar.
Foram presos FRANCISCO FERNANDES DE LIMA, vulgo "KIKO", natural de Natal, com 31 anos de idade, LUCAS MATEUS MOREIRA DA SILVA, vulgo "Galego de Nanan", natural de São José de Mipibu, com 21 anos de idade.
Com eles foi apreendida uma pistola, calibre 9mm, modelo G2C, da Taurus, com 03 carregadores, 30 munições e numeração suprimida.
Segundo a policia, "Kiko" e o Galego de Nanan" são suspeitos de participarem de, entre outros crimes, um homicídio que ocorreu aos 08/07/2021, na comunidade de Traíras, zona rural de Macaíba, tendo como vítima o vigia de rua GILIARD LAILSON DOS ANJOS, vulgo "Gato".
No momento do crime os assassinos levaram uma pistola da Taurus, idêntica a que foi apreendida com "KIKO" e o "Galego de Nanan".
Ao ser entrevistado, durante sua prisão em flagrante, "KIKO" confirmou aos investigadores ter participado do latrocínio e afirmou que a arma apreendida no dia de hoje, de fato, pertencia à vítima, além de relatar que o motivo do crime seria porque "GATO" teria lhe ameaçado de morte também. Esse mesmo grupo também é suspeito de praticar um outro homicídio, na zona rural de Vera Cruz, há cerca de 15 dias, onde também um vigia de rua foi morto a tiros dentro do seu veículo.
Na primeira fase desta operação, policiais da DEICOR prenderam o comandante da Guarda Municipal da cidade de Lagoa de Pedras/RN, bem como 02 Guardas, além de várias armas e coletes.
Esse grupo já vinha sendo investigado pela delegacia de Monte Alegre, juntamente com a DEICOR, suspeito de vários crimes, entre eles os de homicídio, porte ilegal de arma de fogo e abuso de autoridade, além de constituir milícia privada armada.

Fonte: Passando na Hora

Dono de depósito de água é morto dentro do seu comércio no Bairro Aeroporto em Mossoró

O crime com características de execução aconteceu no início da tarde desta quinta feira 23 de setembro de 2021, na Rua Ricardo Guilherme  de Lima próximo ao Hospital Tarcísio Maia em Mossoró. 

A vítima identificada como Osmar Dantas de Oliveira conhecido como "Galego da Água" 33 anos, natural de Apodi,  foi morto a tiros dentro de seu depósito de água mineral. Ele estava deitado em uma rede quando foi baleado e morto.

De acordo com o perito Dênis Orozco,  a vítima foi atingida com múltiplos disparos de arma de fogo do tipo Pistola calibre 380, a maioria na cabeça.  Até o momento não há informações sobre a motivação do crime.  A Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) esteve no local dando início às investigações. 

O corpo foi recolhido após a realização da perícia e encaminhado ao IML do ITEP onde será examinado e depois liberado para os familiares. Mossoró chega aos 117 assassinatos no ano de 2021.

Fonte: Fim da Linha 

quinta-feira

Três irmãos deixam de tomar vacina e morrem de covid em intervalo de 8 dias

Três irmãos que decidiram não tomar a vacina contra a covid morreram em decorrência da doença em um intervalo de apenas oito dias. Deneci Carboni Pedro, de 51 anos, morreu ontem após 21 dias internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Seus irmãos Valdir e Denilde Carboni Pedro, de 49 e 52 anos, morreram no dia 13 de setembro. Os três são naturais da cidade de São João do Sul, no sul de Santa Catarina.
"Elas [Deneci e Denilde] não quiseram a vacina por falta de informação, falta de divulgação dos motivos para tomar. Como tinham diabetes, elas tinham medo de tomar e complicar a saúde delas", explicou Altair Carboni Pedro, de 55 anos, em entrevista ao UOL. Ele disse que o irmão Valdir não tomou a vacina, pois precisava trabalhar: "Ele, inclusive, foi o primeiro a falecer".
Os três irmãos, que moravam muito próximos, na Vila de Santa Catarina, comunidade rural de São João do Sul (SC), se infectaram junto a ao menos outros 12 familiares, disse Altair. No final de agosto, eles já estavam internados, sendo transferidos para UTIs de um hospital da cidade de Sombrio (SC).
“"Essas pessoas não fizeram a [imunização da] vacina. Eles escolheram. [...] Então foram contaminadas. Não só eles, mas outras pessoas da família também", disse ao UOL, Rejane Elíbio, secretária municipal de saúde em São João do Sul (SC).
Último a ser internado, Valdir foi o primeiro a vir a óbito, às 5h da manhã de 13 de setembro. Denilde morreu às 14h30, enquanto a família se preparava para sepultar o irmão dela. Ao contrário dos filhos, o pai, de 86 anos, e a mãe, de 81, já estavam imunizados. "Eles tiveram covid na mesma época, porém eles eram vacinados", ressalta Altair, acrescentando que eles estão bem agora.
O destino dos três irmãos poderia ter sido diferente. A secretária de saúde afirma que equipes de saúde realizaram busca ativa dos residentes da cidade que não tinham se vacinado. A faixa etária deles começou a receber as doses ainda em junho. "Nós buscamos, disponibilizamos a vacina nos finais de semana. Mas é uma escolha muito pessoal”.
O município de apenas 7.332 pessoas, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), possui 1.018 casos confirmados desde o começo da pandemia e registra 18 óbitos, segundo o último boletim municipal, divulgado às 16 horas.

Apelo aos parentes
"Nos três velórios, na hora do sepultamento, eu fiz um apelo a quem talvez não tivesse vacinado por qualquer motivo - porque a gente também não pode julgar as pessoas", conta Altair, que mora em Porto Alegre (RS) e já está vacinado com as duas doses.
Ele afirma que até os responsáveis pela funerária o parabenizaram pelo incentivo da vacinação, ao encontrar forças para engajar parentes e conhecidos após perder os irmãos para uma doença que já possui vacina e poderia tê-los ajudado a apresentarem sintomas mais leves.
Altair relata que familiares, incluindo uma família inteira de um primo, foram se vacinar depois de seus pedidos nos velórios dos irmãos. "Diante da situação que a gente viveu e estamos vivendo, nunca sabemos porque não vão vacinar, talvez falta de informação e incentivo", declara.
Ele incentiva toda população a buscar ser vacinada, seja com a primeira ou segunda dose.
A gente perdeu três irmãos em um espaço de oito dias e cada um deles tinha filhos jovens. [...] Procure se vacinar, procure se proteger. Muitas pessoas estão ignorando esse tipo de coisa, fazendo muito 'ajuntamento', festas. Coisa que leva o vírus a se propagar", salienta.

Fonte: Uol

Agricultor de Jardim de Piranhas espancado ao tentar defender cachorros de maus tratos sai do risco de morte

Passa bem o agricultor Gilmar Manoel dos Santos, mais conhecido como Baiano, morador da zona rural de Jardim de Piranhas-RN. Ele se recupera de espancamento sofrido ao defender alguns animais (cachorros) de maus tratos na comunidade onde reside e também trabalha. Relembre.
Baiano se encontra em um leito do hospital Walfredo Gurgel, em Natal, e de acordo com o jovem Rogério, cuidador da vítima, apesar do traumatismo craniano sofrido, os médicos descartam risco de morte em face às pauladas desferidas contra o mesmo. O acusado ainda não foi preso.
O caso aconteceu na última segunda feira, 20, por volta das 5h da manhã, quando a vítima viu um homem, de nome Roberto, tentando contra a vida de cachorros. Baiano tentou filmar a agressão aos animais e prometeu denunciar o caso à polícia, e foi atacado violentamente pelo agressor.

Fonte: Blog De Olho na Notícia

Crediarista que matou colega no Maranhão se apresenta a Polícia Civil de Pau dos Ferros

O crediarista Rui Lemis Bezerra que matou no último dia 17 de setembro, no Maranhão, o também crediarista Alexandre Rauilson Nunes Maniçoba, de 39 anos, foi preso no final da tarde desta quarta-feira (22) em Pau dos Ferros.
Com mandado de prisão expedido pela justiça de Grajaú, Rui Lemis resolveu se entregar a polícia e procurou a delegacia de Polícia Civil de Pau dos Ferros para se apresentar.
Após o cumprimento do mandado de prisão, Rui foi conduzido para o Hospital Regional para fazer o exame de corpo de delito e, em seguida, foi entregue na Unidade Prisional em Pau dos Ferros para ficar a disposição da Justiça. RELEMBRE o caso:

Fonte: Grupo Cidadão 190

Polícia prende homem que estuprou e matou jovem de 15 anos no RN

Uma ação integrada da Policiais Civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado – DEICOR e outras forças policiais prenderam três criminosos nessa terça-feira (21).

Entre os detidos, estava Thiago Felipe Rodrigues Pereira, homem condenado a cumprir 26 anos e três meses de regime fechado pela Justiça. 
Apelidado de “Thiago Cabeção”, é um dos participantes do crime bárbaro que vitimou Maria Luiza Fernandes, de 15 anos, em 2009. 
A jovem saiu de casa no dia 21 de Abril de 2009 para se encontrar com o namorado, porém, nunca chegou ao destino. 
Seis dias depois ela foi encontrada nua e já em estado de decomposição. Na perícia feita constatou que a garota foi estuprada e estrangulada por Thiago e outro criminoso, Kleisson de Souza Freitas da Silva, o “negão”. 
Thiago foi condenado pelos crimes de homicídio triplamente qualificado, sequestro, estupro, roubo qualificado e outros.

Fonte: Agora RN/Novo Noticias

Ambulância De Olho D'água dos Borges que Transportava grávida Bate em vaca em rodovia do Oeste Potiguar

Uma ambulância da prefeitura de Olho D’água dos Borges que transportava uma mulher grávida bateu em uma vaca que atravessou a RN-117, na noite de terça-feira (21) no Oeste potiguar.

Quatro pessoas estavam no veículo e, apesar da colisão forte, não se feriram gravemente. Porém uma técnica de enfermagem foi levada ao hospital, para passar por exames, porque estava sentindo dores.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Olho D’água dos Borges, o acidente aconteceu entre os municípios de Governador Dix-Sept Rosado e Mossoró, por volta das 18h.

A ambulância seguia com destino a Mossoró e era ocupada pelo motorista, uma técnica de enfermagem, a paciente grávida e a mãe dela, que estava como acompanhante.

A paciente iria para a Maternidade Almeida Castro, onde passaria por exames. Segundo a Secretaria Municipal de Olho D’água, a paciente e o bebê, que ainda não nasceu, passam bem.

Fonte: G1

Polícia Prende Segundo Suspeito de Praticar Crime de Tortura em Portalegre


O segundo suspeito de amarrar e agredir um homem no município de Portalegre foi preso, nessa terça-feira (21), após se apresentar à Polícia Civil. Identificado como André Diogo Barbosa Andrade, de 41 anos, o suposto co-autor do crime estava foragido da Justiça.

De acordo com o delegado Cristiano Gouveia, que comanda as investigações, esse segundo suspeito é um servidor público da prefeitura de Viçosa, que tinha um mandado de prisão em aberto. Ele não tinha sido localizado quando a Polícia Civil deflagrou, na sexta-feira (17), a operação que resultou na prisão do comerciante Alberan de Freitas Epifânio, de 52 anos, apontado como principal autor do crime.

O comerciante passou 24 horas detido e foi liberado após audiência de custódia. No caso do co-autor, ele também deve passar por uma audiência de custódia.

O caso ganhou repercussão nas redes sociais no dia 11 de setembro, com a divulgação de vídeos que mostram a vítima, amarrada pelas mãos e pés, sendo agredida com chutes por outro homem, que segura a corda.

De acordo com as investigações, a vítima “foi submetida à violência e grave ameaça, a intenso sofrimento físico e mental, como uma forma de aplicar-lhe castigo pessoal ou medida de caráter preventivo”.

Fonte: BG via Portal da Tropical

quarta-feira

Rodolfo Fernandes RN registra mais um homicídio a bala

A cidade de Rodolfo Fernandes, no Oeste do RN, acaba de registrar mais um crime de homicídio a bala na noite dessa quarta-feira 21, o nono do ano, chegando a marca de até agora um homicídio por mês.
Informações chegadas daquela cidade ao blog João Moacir, dão conta que a pessoa identificada até o momento apenas pelo nome de Pequeno foi assassinado com vários tiros dentro de uma quadra de esportes no centro da cidade.
Como das outras vezes não se sabe a motivação do crime e os assassinos se evadiram do local.
A polícia isolou o local e acionou o Itep pra recolher o corpo.
A qualquer momento mais informações...