Social Icons

Taboleiro Grande


Distância de 372 km de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte (Brasil), Taboleiro Grande está localizado na microrregião de Pau dos Ferros.

História

Foi na região onde hoje está localizado o município de Taboleiro Grande, na chamada ribeira do Apodi, que teve início uma povoação, na metade do século XVIII. Era uma época em que se vivia com a presença indígena e a implantação de fazendas para criação de gado. 
Ao receber a concessão das terras da Data dos Morros, no ano de 1733, o Sargento-Mor Bento Fernandes Lima deu início a um povoamento que mais tarde chamou-se Taboleiro Grande. Logo depois essas terras foram unificadas, transformando-se numa grande propriedade voltada para as atividades pastoris.

O povoado teve crescimento lento e sua atuação econômica se limitava a presença de fazendas de criação de gado. O povoado demorou muito a conquistar sua emancipação política e foi no dia 26 de dezembro de 1963, através da Lei nº 3.020 que Taboleiro Grande desmembrou-se de Rodolfo Fernandes e tornou-se um município Potiguar.

















Nenhum comentário: