Social Icons

quinta-feira

Servidores da CGU estão mobilizados contra a extinção do órgão



Os Servidores da Controladoria Geral da União realizaram hoje atos em todo o país contra a extinção do órgão. Aqui em Natal, eles se reuniram em frente à sede atual do órgão, no bairro da Ribeira. O governo emitiu medida provisória extinguindo a CGU e transferindo suas atribuições para o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle. 
Os auditores alegam a perda da identidade da Controladoria, que se consolidou no combate à corrupção nos últimos anos. É um passo inicial para a perda gradativa das atribuições e enfraquece sua atuação perante os auditados e fiscalizados, devido ao rebaixamento hierárquico, já que deixa a estrutura da Presidência da República para se tornar um ministério no mesmo nível dos auditados. 
Além disso, também receiam a perda do reconhecimento já consolidado do órgão nos fóruns internacionais de combate à corrupção, nos quais se insere como órgão responsável no Brasil para implementação de diversos acordos de cooperação relativos ao combate à corrupção. 
Ademais, em momento de austeridade fiscal não caberia gastos com a simples mudança da nomenclatura da instituição, implicando sim em custos adicionais com a nova identidade visual do órgão, em 26 Estados, além do Distrito Federal. 
Também defendem que a CGU conste na Constituição por meio da PEC 144/2015, com vistas a evitar outras futuras reformas e eventual extinção total.


Fonte: Ceará Mirim Livre

Nenhum comentário: