Social Icons

quinta-feira

Deputada morre após ser esfaqueada e baleada no Reino Unido

Polícia britânica prendeu suspeito que atacou Jo Cox. Atos de campanha do referendo sobre saída da UE são suspensos.
A deputada britânica trabalhista Jo Cox morreu nesta quinta-feira após ser baleada e esfaqueada em um ataque na cidade de Birstall, perto de Leeds. Ela iria completar 42 anos na próxima quarta-feira. Um suspeito foi preso.
As autoridades não confirmaram relatos de que o agressor teria gritado "Reino Unido antes", em possível referência ao referendo pela saída da União Europeia (UE) ou a um partido de extrema-direita britânico. Após o ataque, atos de campanha do referendo foram suspensos.
O responsável pela agressão foi identificado como Thomas Mair, de 52 anos, embora a informação não tenha sido confirmada pela polícia. Segundo o irmão, ele teria um histórico de problemas mentais.
Jo estava nas escadas da biblioteca da cidade quando foi atacada, após participar de um evento no local. Uma pessoa contou ter visto a deputada caída e sangrando perto dos degraus. Ainda na cena do crime, a mulher foi declarada morta por um paramédico.
— Ele estava lutando com ela, então a arma disparou duas vezes e ela caiu entre dois carros. Eu fui até lá e ela estava sangrando no chão — relatou uma testemunha.
Outras pessoas contaram que houve uma discussão antes dos tiros, que, segundo relatos, podem ter atingido a cabeça de Jo. Um homem de 77 anos também ficou ferido no ataque.
— Havia um sujeito que estava muito irritado e um outro com um boné de beisebol que estava tentando controlá-lo. De repente, o homem de boné puxou uma arma da bolsa — contou Hithem Ben Abdallah, que estava num café próximo.
O homem teria dado um passo para trás e a deputada teria se envolvido na confusão, contou Abdallah.

MOTIVAÇÕES NÃO ESTÃO CLARAS
Ainda não estão claras as motivações do ataque. Algumas testemunhas afirmam que o agressor gritou "Reino Unido antes" ("Britain First") ao atacar Jo.
— Ele estava atacando ela como uma faca em múltiplas vezes enquanto gritava "Britain First, Britain First, Britain First" — relatou uma testemunha.
A expressão ("Britain First") é o nome de um partido nacionalista de extrema-direita, que defende políticas anti-imigração.
Além disso, "Britain first" é o slogan dos que defendem a saída do Reino Unido da UE. O país terá um referendo na próxima quinta-feira sobre a permanência no bloco europeu.
— Estamos extremamente chocados de ver estes relatos e estamos empenhados em confirmá-los porque, é claro, por enquanto são apenas boatos. Isto acabou de chegar ao nosso conhecimento e não é o tipo de comportamento que toleraríamos — disse Jayda Fransen, líder do partido Britain First.
A deputada foi levada numa ambulância aérea para o Leeds General Infirmary. Jo Cox, de 41 anos, foi eleita no ano passado pelo Partido Trabalhista. Ela tem dois filhos.
Em entrevista coletiva, autoridades britânicas disseram que trabalham para entender o motivo do crime. A polícia não está procurando outras pessoas que possam estar ligadas ao caso e acredita que este seja um episódio isolado.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: