Social Icons

sexta-feira

A democracia e a “nossa democracia”

Costumamos ver e ouvir os meios de comunicação dizer que vivemos num país democrático.
Na escola também ouvimos bastante isso.
De tanto ouvir isso, passamos a repetir para os mais novos e o resultado é a sentença ser proferida como de forma automática quando se pergunta qual o nosso sistema político.
Vivemos numa democracia - é a resposta comum.
Frase que se bem analisada torna-se completamente sem sentido.
Então vejamos:
Segundo a Wikipédia democracia é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos.
Em partes a “nossa democracia” funciona:
Elegemos o que seriam nossos representantes, mas que na verdade não nos representam, haja vista que todas as decisões que tomam visam apenas a sobrevivência deles.
Só lembra-se da democracia quando julga-se que se foi passado para traz, porque se passar o outro para traz não se fala em democracia.
Essa dinâmica é utilizada desde os políticos até o próprio povão.
Vejam por exemplo, as discussões no congresso nacional, a oposição está sempre armada com “temos que respeitar a democracia” – Isso em todos os tempos e todos os governos.
E os governos respondem: “Estamos respeitando a democracia”.
E a verdade é que nem um nem outro estão agindo com princípios democráticos, por que todos lutam pela sobrevivência política de cada grupo, sem levar em consideração o que acham aqueles que os elegeu.
As pessoas comuns também agem da mesma forma e assim acabam desvalorizando a democracia e perdendo o direito de cobrar.
Você já viu algum político perguntar ao povo o que acha de se tornar “aliado” de quem na campanha passada, de cima de um palanque ou através do rádio ou TV ele tratou como inimigo ferrenho?
O resultado é que o cidadão não se importando com o que decide os seus representantes políticos por ele, esses representantes políticos acabam fazendo o que bem entendem, sem se importar com aqueles que lhes colocaram lá.E assim caminhamos e a coisa só piorando.

Nenhum comentário: