Social Icons

sexta-feira

Evento ambiental em Itaú será realizado em outubro

O trabalho de educação ambiental, realizado em parceria entre a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e a prefeitura de Itaú, pretende se expandir. Está em análise a realização do consórcio para a implantação da coleta seletiva nos municípios de Venha Ver, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Tabuleiro Grande e Riacho da Cruz. Também foi garantida uma nova parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Senai) de Mossoró para a implantação do horto florestal, viveiro de mudas frutíferas e canteiros com hortaliças na cidade de Itaú.
O evento na cidade de Itaú, previsto para ocorrer de 17 a 21 de agosto, foi transferido para a primeira semana de outubro. “Itaú na Coleta Seletiva Nem Todo Lixo é Lixo” levará atividades educativas aos itauenses. Gincanas, visita casa a casa e plantios de mudas são algumas das atividades que serão desenvolvidas. No dia 1º de outubro ocorrerão todas as atividades e no dia 2 será o encerramento, a partir das 10h, com a presença de diversas autoridades.
Este trabalho de conscientização ambiental surgiu em razão de investimentos que estão ocorrendo na região. Com a construção a adutora do Alto Oeste e a necessidade de preservação do rio Apodi/Mossoró, percebeu-se a importância de transformar toda a população em aliada do meio ambiente. Este amplo trabalho, que envolverá todos os segmentos da sociedade, resultará na implantação da coleta seletiva de lixo em Itaú que posteriormente pode ser ampliada para outras cidades da região através de entendimentos para a criação do consórcio.
O trabalho envolverá os sete colégios da cidade que participarão de uma gincana atingindo um público de 1.600 alunos. Dentro da semana do projeto, o colégio que mais arrecadar na coleta seletiva de lixo, vencerá a gincana. A Caern está disponibilizando baldes de cloro de 50 litros para serem transformados em coletores de lixo reciclável. Os primeiros coletores de lixo serão instalados no dia 29 de setembro em dez pontos estratégicos da cidade, entre eles, as sete escolas participantes. Empresas parceiras também estão ajudando a dar andamento ao projeto.
A estimativa é que sejam arrecadados 10 toneladas de lixo que serão entregues à Associação de Catadores de Lixo de Itaú (Ascali). O projeto tem várias vertentes positivas que irão beneficiar a cidade. Entre elas, o econômico, pois Itaú economizará seus recursos naturais e beneficiará a Associação de Catadores que passará a ter recurso suplementar. Os ganhos ambientais serão importantes porque a cidade deixará de ter áreas com acúmulo de lixo como os lixões e a população servirá como multiplicadora da coleta seletiva. O projeto espera sensibilizar 5 mil pessoas, hoje Itaú tem uma média de 6 mil moradores. O escritório da Caern e da prefeitura terão seus trabalhadores conscientizados sobre a necessidade de evitar desperdício de material de escritório e de melhor utilização da impressora. Também está previsto o plantio de mudas em canteiros da cidade, escolas, hospitais, associações e áreas comuns. O coordenador do escritório da Caern em Itaú e Tabuleiro Grande, Francisco Nilton de Carvalho, informa que o trabalho está rendendo importantes parcerias como com a prefeitura de Venha Ver e outras empresas da cidade. “Isto prova a importância de parcerias na área de meio ambiente”, declara

Nenhum comentário: