Social Icons

quarta-feira

Excesso de trabalho no congresso nacional

Ainda falando sobre o enfadonho Pré-Sal (falei disso três posts ai abaixo), o governo quer que o senado e a câmara decidam em 90 dias o que fazer e o que não fazer com os recursos advindos do petróleo que será retirado da camada do Pré-Sal.
Os partidos de oposição e parte da bancada do próprio governo federal, falam que é pouco tempo para se tomar decisões tão importantes para o futuro do país.
De início fiquei pensando:
45 dias para 81 senadores, assessorados por cerca de 10 mil funcionários é pouco para tal tarefa?
Esses caras tão de brincadeira.
Então comecei a racionar o que verdadeiramente representam 45 dias para um parlamentar:
Os 45 dias para um trabalhador normal teriam mais ou menos 6 semanas, cada uma com 5 dias trabalhados.
Ai foi que entendi por que os que dizem ser pouco tempo têm razão:
Em Brasília só se trabalha no congresso 3 dias por semana, por que na segunda-feira estão chegando (cansados) e (na sexta-feira) estão saindo.
A semana parlamentar com 3 dias representa em vez dos 30 dias para um trabalhador comum, apenas 18 dias (3 x 6 = 18).
Daí o parlamentar ainda tem que descontar todos os lengas-lengas que acontece durante os trabalhos em plenários que vão desde ocupação da tribuna e pedidos de “a partes” para dizerem que foram a tal festa, se encontraram com não sei quem, registros não sei de que, apoio não sei a quem etc – isso consome mais um dia da semana parlamentar ficando assim 2 dias apenas para trabalhos, o que passar a deixar a semana parlamentar com apenas 2 dias e em vez dos 18 dias para aquelas decisões, ficam só 12.
Sem falar que eles ainda têm que darem entrevistas, um lado acusando o outro, por que não fazem outra coisa mesmo, atender os integrantes do CQC ou se livrarem deles, receberem prefeitos, vereadores e outras lideranças políticas.
E ainda por cima Twittar.
É, definitivamente não dá mesmo.

Nenhum comentário: