As obras do maior sistema adutor do Rio Grande do Norte, a adutora do Alto Oeste, ainda estão em execução, mas o Governo do Estado já está orientando a população das 27 cidades a serem atendidas pelo sistema a fazer uso racional da água. Ontem, em Pau dos Ferros, uma das cidades beneficiadas, a governadora Wilma de Faria, ao lado do vice-governador e secretário estadual dos Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza, lançou o programa de mobilização pelo uso responsável da água da adutora, que já está com quase 20% dos serviços executados.
“Estamos trazendo para esta região a maior adutora do Estado em respeito à sua população, que não pode mais depender de carros pipa”, disse a governadora Wilma de Faria. “Estamos aqui prestando contas daquela que será a redenção para a região do Alto Oeste no que diz respeito a abastecimento”, frisou.
O vice-governador e secretário estadual de Recursos Hídricos, Iberê Ferreira de Souza, disse que “não tem sentido um empreendimento de R$ 136 milhões, que vai atender mais de 207 mil habitantes, ser executado sem a participação da população beneficiada. Por isso estamos hoje aqui, para integrar a população nesse projeto”.
Alguns municípios a serem beneficiados já têm abastecimento d´água, mas são sistemas precários e que não atendem à totalidade da região. “Com a adutora, vamos garantir o abastecimento em todas as cidades da região e, o que é melhor, com água tratada”, ressaltou Wilma de Faria.
O sistema adutor do Alto Oeste será o maior do Estado, com 367 quilômetros de extensão. Quando concluído, beneficiará 27 municípios e 65 comunidades rurais. O projeto está inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a expectativa é que o Governo do Estado entregue a obra pronta até junho de 2010. Os investimentos são da ordem de R$ 136 milhões.
BENEFÍCIOS - Os 26 municípios beneficiados são Água Nova, Alexandria, Antonio Martins, Frutuoso Gomes, Itaú, João Dias, José da Penha, Lucrécia, Luiz Gomes, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Olho D Água dos Borges, Paraná, Pau dos Ferros, Pilões, Rafael Fernandes, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes, São Francisco do Oeste, Serrinha dos Pintos, Taboleiro Grande, Tenente Ananias, Umarizal e Severiano Melo.
O sistema vai atender uma população estimada em mais de 207 mil habitantes. A adutora vai utilizar as águas da Barragem de Santa Cruz, localizada no município de Apodi e com capacidade para 600 milhões de metros cúbicos, que deverá receber aporte de água do Projeto de Integração de Bacias do São Francisco.
Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Paraná, Leonides Fernandes, a obra é esperada com bastante ansiedade pela população da cidade. “Ninguém gosta de depender de carro pipa ou transportar galões de água em jumentos, ainda mais, uma água de péssima qualidade”, disse.
Durante a solenidade de lançamento do programa, carretas ocupavam o Largo da Cultura transportando parte da tubulação para a obra. “Só para vocês terem idéia da magnitude dessa obra, vamos precisar de 700 carretas como essas para fazer o transporte de toda a tubulação”, disse o secretário de Recursos Hídricos.
Para o presidente da Associação dos Municípios do Oeste (Amorn), o prefeito de Luis Gomes, Carlos José Fernandes, a obra representa a redenção da região pela dependência de abastecimentos alternativos. “É uma obra de grande importância para a nossa região que em períodos de estiagem precisa ficar decretando estado de emergência. Com a adutora, isso vai acabar”, frisou
Participaram da solenidade, no Largo da Cultura, prefeitos da região, vereadores, entre outras lideranças políticas, secretários municipais, o deputado estadual Gustavo Carvalho, presidentes de associações rurais e moradores.
Fonte: Gov/RN
sábado
Maior adutora do Estado já está com 20% das obras concluídas
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Um comentário:
Enquanto isso os carros prometidos pela Sra. Governadora para os municípios ganhadores do selo unicef, nada. Pediu para os municípios enviarem um saco de documentos para cerebração de um convênio e nada de concreto. Ou seja so balela e mais nada. O Governo que engana todos com uma mídia e tanto so fez prometer e não cumpriu.
Postar um comentário