Mais de quatro mil aposentados foram vítimas do chamado golpe do empréstimo consignado, que já vem descontando na folha de pagamento, desde o início do ano no Brasil, segundo informações divulgadas pelo Fantástico neste domingo. Até agora, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) comprovou que 1.011 eram realmente fraudes.
Em um dos casos, a vítima ficou meses pagando prestações de R$ 413 de uma dívida de R$ 12 mil que jamais havia feito. Segundo o Fantástico, em Água Nova, município no Sertão do Rio Grande do Norte com 13 mil habitantes, mais de 30 idosos foram vítimas do golpe. A Polícia Civil informou que os bandidos utilizam dados retirados do próprio INSS para aplicar as fraudes. Entre as diversas modalidades para enganar os aposentados, de acordo com a polícia, a que mais tem preocupado as autoridades é a compra feita por estelionatários de dados cadastrais que pertencem ou deveriam pertencer exclusivamente aos órgãos federais encarregados da assistência aos idosos.
A Delegacia de Proteção ao Idoso alerta os aposentados para que não assinem nenhum tipo de documento em branco para desconhecidos e nem mesmo para familiares - em muitos dos golpes foi descoberto o envolvimento de parentes. Além disso, os idosos precisam ter cuidado ao fornecer dados cadastrais por telefone, como CPF, endereço, telefone, documento de identidade ou número da conta bancária.
Fonte: Jornal Diário de Natal
segunda-feira
Golpes em aposentados do RN vira destaque em programa da Globo
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário