Social Icons

segunda-feira

Governo assina proposta para aquisição de instrumentos musicais

Representantes de associações comunitárias, prefeitos e secretários de assistência social de vários municípios se reuniram no final da manhã de hoje, na Casa da Cidadania, para assinar a proposta de compra de instrumentos musicais para a montagem das bandas filarmônicas do Programa Desenvolvimento Solidário (PDS), gerenciado pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas). Na oportunidade, os participantes puderam conhecer mais a fundo o projeto e receberam a orientação de como devem investir os recursos que serão repassados.
Assumindo o compromisso de visitar cada município para acompanhar de perto a implantação dos projetos, o titular da Sethas, Gercino Saraiva, enalteceu o papel desempenhado pelas associações comunitárias na implementação das bandas filarmônicas. Segundo ele, iniciativas como essas são essenciais para modificar a realidade dos jovens brasileiros. “É através desse resgate da cidadania que podemos mudar completamente a vida de milhares de crianças e adolescentes. Com isso, estaremos salvando muitas vidas e garantindo um futuro melhor para eles e para o nosso país”, concluiu.
Os subprojetos das Filarmônicas da Juventude Solidária se constituem numa nova experiência de inclusão social destinada ao segmento da juventude. As propostas discutidas no âmbito do PDS identificaram na atividade do ensino da música o melhor caminho para o enriquecimento de experiências coletivas e crescimento pessoal e social. Em 2007, mais de 20 subprojetos foram aprovados e implantados. Para esse ano, a expectativa é que 28 novas bandas possam ser estruturadas.
Até o momento, 23 projetos já foram aprovados e possuem recursos garantidos. Cada uma delas receberá R$ 75,5 mil para instrumentalização, o que soma um montante superior a R$ 4,1 milhões. A criação das 28 novas filarmônicas representa a inclusão social de 5,5 mil crianças e adolescentes e a geração de 55 novos empregos. “Esse projeto está preenchendo a lacuna na vida de muitos jovens do interior do Rio Grande do Norte que na maioria das vezes não encontram uma oportunidade de resgatar a sua dignidade. Mais do que isso, as filarmônicas representam a cultura e a alegria do nosso povo”, afirmou o coordenador do PDS, Walfredo Queiroz.
Fonte: Assecom Gov/RN

Nota Minha: Taboleiro Grande teve uma associação contemplada com o projeto de uma banda de música, a Amantes da Arte e está no aguardo de receber os instrumentos e começar a trabalhar.
Sem dúvida, um projeto desse muito contribuirá para o desenvolvimento de uma sociedade, mantendo as crianças na escola e lhes garantido atividades no pós aula.

Nenhum comentário: