Os vencedores da quinta edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) foram conhecidos nesta segunda-feira, 14. Eles receberão a premiação em cerimônia prevista para março do próximo ano. A quinta edição da Obmep vai premiar 300 estudantes com medalhas de ouro, 900 com prata e 1,8 mil com bronze.
No conjunto, os três mil medalhistas serão convidados a participar do programa de iniciação científica da olimpíada, com direito a bolsa de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Outros 30 mil alunos que obtiveram a maior pontuação nacional receberão menção honrosa.
Os professores, os estudantes vencedores, as escolas em que estes estudam e as secretarias de educação também receberão prêmios.
Participaram da quinta Obmep 19,2 milhões de estudantes da quinta à oitava série (sexto ao nono ano) do ensino fundamental e das três séries do ensino médio. Eles representaram 43,8 mil escolas de 99,1% dos municípios brasileiros. Os números mostram o crescimento da iniciativa – a Obmep reuniu, em 2005, 10,5 milhões de alunos, 31 mil escolas e 93,5% das cidades.
A 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Pública (OBMP) vai premiar alunos de escolas estaduais e municipais do Rio Grande do Norte. A medalha de ouro, nível 1, da olimpíada no RN vai para a aluna Ângela Tavares de Oliveira, da Escola Estadual Stela Wanderley, de Natal. Também vão receber medalhas de ouro, nível 3, os estudantes Alvares Tavares de Oliveira, Itanildo Augusto Santos e Rafael Alves Pinheiro, alunos do Centro Federal de Educação Tecnológica, Natal.
Outros seis alunos de escolas de Natal e Currais Novos vão receber medalha de prata da OBMP. Trinta e três estudantes de escolas de Natal, Parnamirim, Currais Novos, Ceará-Mirim, Mossoró, Ipanguaçu, São Miguel, Açu e Pau dos Ferros vão receber medalha de bronze. Duzentos e dois alunos de escolas de vários municípios do Rio Grande do Norte receberão menção honrosa da OBMEP.
Os professores premiados são: Antonio Roberto da Silva, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Natal), Juraneide da Fonsêca Tinôco de Souza Araújo, Escola Estadual Stela Wanderley (Natal), Manuel Nunes de França, Instituto Ary Parreiras (Natal), Sandra Cardoso da Silva Carvalho, Instituto Ary Parreiras (Natal) e Maria Jervani B. de Carvalho da Escola Estadual Gilney de Souza Ensino Fundamental e Médio (São Miguel).
Três escolas foram premiadas: Escola Municipal 4 Centernário (Natal), Instituto Ari Parreira (Natal) e Escola Estadual Santos Dumont (Parnamirim). Essas escolas vão receber livros e vídeos para a composição de uma biblioteca básica em Matemática e Ciências. Foram ainda premiadas as Secretarias Municipais de Educação dos municípios de São Fernando e São José do Seridó.
A Obmep é promovida pelos ministérios de Ciência e Tecnologia e da Educação, realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática. O objetivo é incentivar o ensino de matemática e descobrir talentos entre estudantes das redes públicas.
Fonte: Assecom Gov/RN
terça-feira
Vencedores da Olimpíada Brasileira de Matemática recebem premiação em março
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário