A governadora Wilma de Faria se pronunciou oficialmente na manhã desta sexta-feira (12) sobre a morte do secretário estadual de Educação, Ruy Pereira, ocorrida na noite passada. Wilma de Faria disse ter recebido a notícia com muita tristeza e cancelou sua agenda dos próximos dias, decretando três dias de luto oficial no Estado.
“O Rio Grande do Norte perde um grande homem público, dedicado e eficiente. Eu pessoalmente perdi um amigo leal e sincero, um grande companheiro”, afirmou a governadora. Ela disse também que Ruy Pereira será lembrado pela grande alegria, pelo entusiasmo, idealismo e, sobretudo, pela dedicação ao serviço público.
A governadora disponibilizou dois vôos para os familiares de Ruy Pereira acompanhar o velório e sepultamento do secretário de Educação. O primeiro deles partiu para Recife às 11h e o segundo irá às 15h30, levando também a própria governadora.
O corpo está sendo velado na Academia de Medicina, na Praça do Derby, em Recife, e o sepultamento será no Cemitério Parque das Flores, às 17h.
Acidente
Ruy Pereira morreu na noite de hoje (11), vítima de um acidente de carro na BR 101 entre as cidades de Igarassu e Recife, em Pernambuco. Ele viajava em companhia do motorista da Secretaria de Educação, Francisco Canindé, quando teve seu veículo atingido (Tracker da Chevrolet, placa MMK 5917) por um caminhão dirigido por Roberto Freire Freitas.
O motorista do secretário teve apenas ferimentos leves, mas Ruy Pereira não resistiu ao acidente e morreu no local.
Ruy Pereira viajava para Recife onde passaria o carnaval com a família, que reside naquela cidade. Ele é natural da Paraíba, casado com a norte-rio-grandense Ana Brito e deixa três filhos (Elisa, Bruno e Artur).
Médico sanitarista formado em Recife, Ruy Pereira da Silva, 60 anos, chegou ao governo da professora Wilma de Faria em 2005 para ser o titular da Secretaria Estadual de Saúde. Em 2006, disputou como suplente pelo PT, o Senado Federal (como suplente do ex-senador Fernando Bezerra). Depois da eleição, voltou ao Governo do Estado como Secretário de Assuntos Institucionais e em seguida (junho de 2008) assumiu a Secretaria Estadual de Educação.
Antes de fazer parte da equipe de auxiliares do Governo do Estado, Ruy Pereira trabalhou como assessor especial do Ministério da Saúde. Pereira também já havia sido candidato ao Governo do Estado, em 2002, pelo PT.
Antes disso, em 1992, foi vereador de Serra Negra do Norte (RN), sendo eleito prefeito desta mesma cidade quatro anos depois. Derrotado nas eleições de 2000, ocupou a prefeitura do município novamente durante alguns meses de 2003, devido à decisão do TSE.
O secretário adjunto Otávio Augusto de Araújo Tavares responderá interinamente pela pasta.
Com informação da assessoria do governo
Nenhum comentário:
Postar um comentário