A governadora Wilma de Faria e o secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, Agripino Oliveira Neto, assinaram no início da tarde desta quinta-feira (25), o convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) garantindo recursos de R$ 5,2 milhões para o reaparelhamento e modernização do Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep). O recurso já está disponível e possibilitará ao Itep melhorias na identificação criminal, coleta de vestígios, exames periciais, entre outros serviços prestados pelo órgão.
O secretário Agripino Oliveira Neto comemorou a assinatura do convênio. “Esse projeto é fruto de um estudo que identificou as necessidades do Itep. Com esse investimento iremos atender melhor as demandas da polícia e da população”, disse. Ele ressaltou que a participação da governadora foi “decisiva” para assegurar a aprovação do projeto junto ao Ministério da Justiça.
Wilma de Faria determinou que uma parte dos recursos seja destinada à implantação de uma unidade do Itep em Pau dos Ferros. O prédio já existe e está sendo readequado para abrigar uma nova estrutura do instituto, segundo Cristiane Bezerra de Souza Dantas, diretora geral do Itep.
Na prática, a modernização do Itep viabilizará a compra de equipamentos para perícias que facilitarão a apuração e esclarecimento de fatos criminosos e contravencionais. Como exemplo, a aquisição de detectores de metais e aparelhos de raio-x para a localização de projéteis em cadáveres e locais de crime.
Serão equipados os laboratórios de Documentoscopia, Grafotecnia, Balística, Toxicologia, Bioquímica, Odontologia, Sexologia, Traumatologia e Necrópsia. Serão contempladas as unidades do Itep de Natal, Caicó e Mossoró. No laboratório de Odontologia Legal de Natal, por exemplo, será possível a realização de exames de traumatologia do complexo bucomaxilofacial que possibilitarão estimar a idade em pessoas vivas ou mortas.
Para o trabalho de campo, os peritos contarão com equipamentos para a localização e fotografia de impressões digitais, sistema para determinar a trajetória balística a laser, entre outros equipamentos. Serão adquiridos ainda computadores, câmeras fotográficas, microscópios, e viaturas, sendo seis picapes cabine dupla e tração 4 por 4, quatro automóveis tipo patrulheiro e quatro picapes adaptadas para o transporte de cadáveres.
Fonte: Assessoria do governo do estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário