Depois de muita resistência, finalmente o colegiado de líderes conseguiu chegar a um consenso e pedido do Governo do Estado para contrair empréstimo no valor de R$ 77,6 milhões junto à Caixa Econômica Federal para obras de mobilidade urbana visando a Copa do Mundo de 2014 foi votado e aprovado.
As tramitações foram dispensadas após uma reunião ontem pela manhã com representantes do governo e os parlamentares na Assembleia Legislativa que contou com as presenças do presidente da Casa, deputado Robinson Faria (PMN), Fernando Mineiro (PT), Getúlio Rego (DEM), José Dias(PMDB), além do presidente do (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), Adalberto Pessoa, e o secretário extraordinário para a Copa do Mundo de 2014, Fernando Fernandes. Durante a reunião, os representantes do Governo apresentaram aos deputados o detalhamento do projeto.
O empréstimo será usado em cinco obras de mobilidade urbana. São elas: o prolongamento da avenida Prudente de Morais, o acesso ao novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante, e os entrocamentos da avenida Roberto Freire com a avenida Ayton Senna, com a rua Missionário Gunnar Vingren e com a Via Costeira.
O líder do DEM na Casa, deputado Getúlio Rêgo, criticou o projeto, mas disse que iria aprovar a proposta para depois não dizerem que ele foi responsável por Natal não ser uma das sedes da Copa de 2014.
Para o presidente da AL, a polêmica envolvendo este pedido de empréstimo foi desnecessária. "O Governo quis que a Assembleia aprovasse um empréstimo sem nenhum detalhamento. Somente ontem que eles nos mandaram o detalhamento explicando o que será feito com esse dinheiro. De maneira nenhuma a Assembleia se posicionou contra o empréstimo ou contra a Copa em Natal, nós só queríamos esclarecimentos sobre o empréstimo", explicou.
Satisfeito com a dispensa das tramitações, o secretário Fernando Fernandes comentou sobre o papel do Poder Legislativo nessa questão: "A Assembleia Legislativa fez o seu papel, que é cobrar esclarecimentos, que é deixar o povo tomar conhecimento do projeto. Como agora foi tudo esclarecido, acredito que o pedido de empréstimo será aprovado na sessão de hoje à tarde".
Nenhum comentário:
Postar um comentário