Esta semana, não iria escrever nada sobre a África por que acho que está muito saturada devido à copa do mundo, mas acabei vendo este vídeo Aqui (Veja, vale à pena) muito, mas muito interessante, com o mesmo titulo do post de hoje, tive o privilegio de vê, o link que está no blog do Juca Kfouri. E me fez observar com mais cuidado as varias história que nos é passado pela mídia, livros, televisão e principalmente aqueles que têm o poder.
Sexta estava dando aula e perguntei aos meus alunos o qual era a primeira coisa que eles pensavam quando perguntados sobre a África, a resposta foi: miséria, crianças desnutridas, e bichos como leões, elefantes, zebras e outras. Confesso que até eu mesmo pensei isso, um tempo atrás, minha opinião mudou radicalmente ao vê o vídeo, vi que o continente africano, é muito, mas do que miséria, e que lá existe lugares que estão se desenvolvendo e que num futuro distante as coisas irão melhorar.
Fiquei a refletir como todo o processo que hoje acontece na África, é fruto dos países europeus, os quais sugaram até á última gota, tudo que podiam, e logo em seguida deixaram as terras a Deus dará, e querem nos passar que eles são os bonzinhos e que vão ajudar a construir uma África melhor, criticam o processo político ocorrido de lá, contudo isso é devido aos abusos causados pelos países de pele branca.
Cabe a nós procurar vermos sempre todos os lados de cada história que nos é repassado, onde o nosso olhar crítico é fundamental, para que possamos deixar de acreditar na primeira história a qual é nos contada, reflitam o porquê vivemos assim, o porquê que todo o processo que vivemos é diferente do restante dos países ditos desenvolvidos. Vou dizer o primeiro, eles arrancaram tudo o que podia e se desenvolveram as nossas custas, desse jeito é fácil ser de primeiro mundo.
Magno Elias Guimarães é acadêmico do curso de Geografia, reside em Natal/RN e passará a colaborar com este espaço escrevendo sempre as segunda-feiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário