No dia 26 desse mês aconteceu na cidade de Santana do Matos há procissão de Nossa Senhora Santana, um acontecimento que movimento não só a parte religioso, mais também a social.
Santana do Matos fica localizada na região central do Rio Grande do Norte, numa distância de 160 Km da capital. Um pequeno município com cerca de 16 mil habitantes. Podemos dizer que Santana está no meio do Rio Grande do Norte, sendo de fácil acesso por qualquer pessoa.
O período em que ocorre a festa mobiliza toda a população, na parte religiosa diariamente tem missas e caminhadas. É impressionante o quanto o nordestino tem fé, tanto à missa quanto as caminhadas sempre contam com um bom público, na sua maioria são pessoas mais velhas, contudo a um bom número de jovens.
Outro ponto que é bastante importante e que movimenta bastante dinheiro, diz respeito aos empregos que são gerados durante os dias que a festa acontece, são parques instalados na cidade, todo tipo de vendedor, desde pipoqueiro até aqueles que vendem canecas para colocar bebidas. A circulação de pessoas é constante, não para de chegar pessoas todos de uma maneira geral acabam ganhando um dinheiro extra.
A procissão merece um destaque especial, é de uma beleza muito grande, podemos notar que é neste momento que a população local e de outras cidades mostram toda a sua fé a Nossa Senhora Santana. Várias pessoas descalças, bastante gente de branco, varias estão ali por que pagam promessas. Um verdadeiro momento de paz.
Veja abaixo, vídeo do momento que a Santa chega a igreja.
Magno Elias Guimarães é acadêmico do curso de Geografia, reside em Natal/RN e colabora com este espaço escrevendo sempre as segundas-feiras.
Um comentário:
'No dia 26 desse mês aconteceu na cidade de Santana do Matos há procissão de Nossa Senhora Santana, um acontecimento que movimento não só a parte religioso, mais também a social.'
O certo é 'a procissão' e não 'há' do verbo haver.
O certo é 'um acontecimento de movimento não só a parte religioso.
O certo é 'há uma distância de 160 Km da capital' e não 'numa distância de 160 Km da capital'.
O certo é 'contudo há um bom número de jovens' e não 'contudo a um bom número de jovens'
O certo é 'não pára de chegar' e não 'não para de chegar'.
Fica, aí minhas críticas construtivas. Como leitor do blog me acho no direito de opinar a respeite destes erros grotescos de português.
Abraços
Postar um comentário