Dessa vez, os principais institutos de pesquisas do país acertaram o resultado do segundo turno das eleições presidenciais no Brasil.
Teve instituto que acertou na mosca, como foi o caso do DataFolha, os demais acertaram com oscilações dentro da margem de erro que os mesmos trabalham.
Coloquei uma enquete no blog que perguntava “Se você acredita que os institutos de pesquisas acertarão o resultado do segundo turno da eleição?”
O resultado foi:
Sim: 71%
Não: 29%
Claro, que o resultado, com uma baixíssima participação advinha dos leitores que esperançavam vitória de Serra e/ou Dilma.
Creio que o erro dos institutos no primeiro turno se deu pelo fato de muitos eleitores de José Serra, acreditando que Dilma venceria já no primeiro turno, votaram em Marina para depois dizerem que não tinha mesmo votado no Serra.
É tanto que no segundo turno com a acomodação dos eleitores Serra teve um bom desempenho, sem apoio declarado de Marina por nenhum candidato, ou seja, é claro que o correto é dizer que, quem votou em Marina no primeiro turno não eram de fato eleitores dela, e sim, eleitores do Serra que já haviam se entregado a derrota e não queriam assumir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário