O Governador Iberê Ferreira de Souza vai inaugurar, nesta sexta-feira (26), a nova sede da Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Rio Grande do Norte (Emparn), no bairro Jiquíi, o local onde já funcionava a Estação Experimental da empresa. Na adequação das novas instalações, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 400 mil. A solenidade está marcada para às 12 horas.
“Quando assumi o Governo este ano determinei a conclusão das obras da nova sede da Emparn porque se trata de uma instituição fundamental no andamento das ações públicas. As pesquisas desenvolvidas e todos os monitoramentos agrícolas e de meteorologia, por exemplo, servem como importantes orientadores do setor primário”, destaca o governador.
A nova sede terá toda a estrutura completa da Emparn. Já estão funcionando os setores administrativo e apoio à pesquisa agropecuária, técnico de pesquisa e desenvolvimento, de monitoramento agrometeorológico, de armazenamento e tratamento de sementes, laboratório de reprodução animal, laboratório de biotecnologia e biblioteca.
O próximo passo é a construção de outros novos laboratórios da Emparn que vão ocupar uma área de sete mil metros quadrados no terreno da nova sede e vão custar cerca de R$ 9 milhões. Os recursos já estão assegurados pelo PAC Embrapa e as obras devem começar em 2011. Serão construídos laboratórios de pesquisa mineral; de análise de água, solo, plantas e resíduos agroquímicos; e de sensoriamento remoto e zoneamento agroecológico.
Atualmente, a Emparn se destaca por importantes pesquisas em andamento como a de melhoramento da eficiência na inseminação artificial em caprinos, a de essências florestais nativas e exóticas para recuperação de áreas degradadas e a de aperfeiçoamento de coqueiro anão híbrido, mais resistente. Outro importante exemplo foi a nova espécie de banana criada esse ano no laboratório de biotecnologia, resistente à doenças como a Sigatoga branca e a preta.
A nova sede da Emparn está situada em uma Área de Preservação Permanente (APP) entre Parnamirim e Natal, e ocupa menos de 1% da APP que possui 350 hectares. A empresa potiguar opera respeitando toda a legislação ambiental preservando os mananciais aquáticos e a biodiversidade.
Os principais parceiros, que também atuam em conjunto com a Emater-RN, são os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Ciência e Tecnologia (MCT), Banco do Nordeste, Sebrae e a Embrapa, que detém 40% das ações da Emparn
Fonte: Agência RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário