Social Icons

segunda-feira

Festa do Centenário de Francisco Araújo


Queria neste Momento fazer uma rápida mansão dos fatos, de uma vida, de uma Historia, Olha para o contexto de vida deste Homem chamado Francisco Pereira cuja idade comemoramos hoje. Ao comemorar este centenário o mesmo nos convida a contemplar o que foi  o que é e o que vem, e descobrir de  novo a riqueza dos princípios fundamentais, nele formulados. Olhar ao nosso redor e parar por um minuto e perceber o que a vida tem de mais precioso, e por isto ouso a convidar a todos aqui presente por um minuto se quiser para apreciar este significado momento que vai marcar nossas vidas para  sempre. Não quero  que este discurso venha trazer uma apologia  mas antes de tudo expressar uma profundo agradecimento a este Homem que marcou a vida de  todos nós com o seu exemplo de vida, pelo seu gesto e pela sua dedicação que neste momento apela nossa imaginação. Francisco pereira correspondeu a suas responsabilidades como Pai, como a avô e como amigo, indicou caminhos, proclamou com sua vida a perseverança dos valores familiar, e os seus valores, neste percurso de vida teve 08 filhos,34 netos,58 bisnetos, 01 tataranetos e conservou incansavelmente a figura de Esposo e de sua integridade como Pessoa. Uma pessoa conhecida como Homem do campo e cumpridor dos seus deveres, criou os seus filhos com caráter e fidelidade a vida, apresentou os caminhos a cada um e conservou ate hoje a semente plantada na integridade vivida. Não teve merecimentos honoríficos e nem placa de cidadão benemérito, pois o mesmo viveu uma vida de silêncio de anonimato respaldado por um profundo valor de vida, nem as autoridades presente se ateram a esta sensibilidade, como já disse: homem do campo, homem da vida simples que hoje nos faz passar por cima desta formalidade. 
Olhando para o cenário de vida deste homem, podemos aqui imaginar muitas cenas produzida pelo efeito do desejo de viver, pela sua luta constante, apresentada no contexto simples da vida cuja platéia assiste hoje aqui.  Seu espírito guerreiro nos impulsiona a perceber que a vida pertence aos corajosos.
A vida se colore no dia a dia, foram grandes as lutas, marcada a cada instante por um desejo de representar o que ela tem de mais sagrado, os instrumentos utilizados para isto foram simples, a formula foi alegria de acreditar que no dia a dia foi capaz de percorrer caminhos comuns, trabalhos comuns e nela expressar com simplicidades o que a vida tem de essência.
Vovô, talvez este momento não seja suficiente para expressarmos o quanto és importante em nossa vida, mas é uma oportunidade de olharmos para dentro de nós mesmo e vermos o quanto sua vida nos serve de base para entendermos a sua plenitude, e muito mais ainda os valores que nos deixaste de herança. Que cada um aqui se alimente de pequenos fragmentos, olhando para o que a vida tem de mais sagrado.
Aqui seria o momento de agradecermos a Deus, por tudo, em especial pelo dom da vida, por todos estes anos de vida que para cada um de nós é o momento suficiente para agradecermos a Deus  por tudo.

Ir.Martinho Araujo (Zenobio Araujo)
Taboleiro Grande  04 de Dezembro 2010

Nenhum comentário: