Social Icons

sexta-feira

O debate sobre o desarmamento


Depois da tragédia ocorrida na escola do Rio de Janeiro, a mídia começa a falar na importância do desarmamento.
O Brasil já realizou um plebiscito para a população decidir se era a favor ou contra o desarmamento.
A maioria votou contra.
Lembro que antes de começar a campanha do desarmamento, parecia que os que eram a favor venceria facilmente.
A campanha de TV foi pesada e os argumentos dos que eram contra o desarmamento convenceu muita gente.
Durante essa discussão era comum encontrar em qualquer parte das cidades do país grupos discutindo a respeito do assunto.
Quem era a favor do desarmamento falava, entre outras coisas, que o acesso as armas contribuiria para o aumento da violência.
Quem era contra questionava porque só os bandidos podiam andar armados, confundindo assim o que é e o que não é está dentro da lei.
Quem utiliza uma arma como item de segurança, está realmente seguro?
O que é mais fácil, se tornar um assassino portando uma arma, ou sem ela?
Quantos e quantos não já morreram sem ao menos ter a chance de sacar a arma da cintura?
E quantos e quantos hoje não lamentam um trágico momento de está armado e ter decidido uma confusão na bala, acabando assim com duas vidas, a dele e a de quem morreu, quando poderia ter resolvido tudo com um diálogo ou até mesmo nas barras da justiça?
Quantos não perderam a vida inocentemente porque não deu tempo de quem apertou o gatilho saber que estava mirando a pessoa errada?
Quantos não enveredam pelo caminho do crime depois de ter conhecido a “segurança” e o “poder” de uma arma?
A quem realmente interessa que a população ande armada?
E você, o que acha caro web leitor?

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu axu que desarmar eh uma das formas mais simples de combater o que voce mesmo citou, eh uma prevençao sem previsoes, mas nao adianta apenas desarmar ... nao é so isso ... o pais precisa de uma educaçao de qualidade, precisa vencer diferenças e de uma legislaçao mais consistente, senao ha pistolas, existe pedaços de pau e facas, a sociedade precisa de consciencia baseada em educaçao ... como diz paulo freire: " existem professores que entram em sala apenas para dar aula" e nao eh apenas disso que precisamos. Na escola é onde construimos a maior parte de nosso carater e onde podemos moldar e reconhecer defeitos perante a sociedade, ou seja, nao é apenas as armas mas as pessoas tambem e é baseado nisso que vemos para onde estamos indo. Da pra notar tambem que a má consciencia das pessoas que gera esses efetivos problemas, como escolher erroneamente nossos representantes e pagamos o pato por isso e isso faz pensar de quantas crianças mortas iremos precisar para abrir os olhos e começarmos a revolucionar a monotoma escolha das coisas? precisamos de um pais de respeito e de livre expressão, nao de um monte de seres inconscientes que se padronizam e aceitam as coisas impostas muitas vezes por axar que nao tem nada haver ou por interesse propio e prejudica uma sociedade na qual logo depois derrama lagrimas como no caso do rio.


Hugo Telles Bessa de Freitas - Estudante