Social Icons

segunda-feira

29 de agosto – Dia nacional do combate ao fumo

Pulmão: não fumante e fumante

A data de 29 de agosto foi escolhida como dia nacional de combate ao fumo, várias campanhas educativas foram desenvolvidas tentando alertar a população os malefícios do cigarro.


O fumo queimado produz mais de 4 mil substâncias, das quais, sessenta delas são cancerígenas.
A dependência é causada pela nicotina, uma das substâncias do cigarro, ela é responsável pela sensação de prazer que o cigarro provoca.
O fumo é uma planta variável em mais de sessenta espécies, que podem ser preparadas para mascar, cheirar ou fumar. Porém, apenas algumas delas são cultivadas para o processo de industrialização.
O fumante, com o passar do tempo, adquire uma doença denominada tabagismo, que se caracteriza pelo excesso de nicotina no organismo.
As campanhas da indústria tabagista na década de 80, levou muita gente a esse vício, elas associam práticas esportivas, prazer e status ao fumante, desde que foram proibidas na TV acredito que principalmente muitos jovens tenham escapado de se viciaram.
Hoje, o cigarro é associado a cafonice, é proibido em prédios públicos e isso talvez tenha afastado os jovens dessa prática, embora ainda haja bastante fumantes nessa faixa etária.
A mesma coisa deveria ser feita com a bebida alcóolica, o que degradam o corpo e vicia não deve ser vendido como algo que traga benefícios.
Fumei durante 13 anos e quando resolvi parar, sem remédio, sem receitas milagrosas e sem precisar mudar de religião deixei, veja Aqui se quiser, embora não seja fácil, também conseguirás.

Nenhum comentário: