A deputada federal Fátima Bezerra participou há pouco de homenagem feita ao folclorista e historiador potiguar Luís da Câmara Cascudo no plenário do Senado Federal. A solenidade foi requerida pelo senador Paulo Davim (PV/RN) e marca a passagem do 25º aniversário da morte do mestre Cascudo.
“Quero parabenizar o senador Paulo Davim pela iniciativa, pois Cascudo, pela sua sabedoria e vigor intelectual, é merecedor dessa e de outras homenagens”, afirmou a deputada. A sessão foi muito concorrida, contando com a presença de quase toda a bancada federal potiguar.
Historiador, antropólogo, advogado e jornalista, Câmara Cascudo dedicou-se ao estudo da cultura brasileira e foi professor universitário, deixando uma extensa obra, composta de mais de 150 volumes, entre os quais o Dicionário do Folclore Brasileiro (1952).
Entre seus livros, destacam-se ainda Alma patrícia (1921), Contos tradicionais do Brasil (1946) e Geografia do Brasil holandês (1956), que trata do período das invasões holandesas. A obra intitulada O tempo e eu (1971) - editada após sua morte - diz respeito as suas memórias.
Participaram também a governadora Rosalba Ciarlini, o senador José Agripino, o ministro da previdência Garibaldi Alves, o ex-senador João Faustino, a prefeita de Natal Micarla de Sousa entre outros.
Com informações da Agência Senado
Nenhum comentário:
Postar um comentário