O Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), já está ultimando os preparativos para a realização da Festa do Bode, que acontecerá entre os dias 04 a 07 de agosto no Parque de Exposições Armando Buá, em Mossoró.
De acordo com o secretário da pasta, o dep. Betinho Rosado, a Festa do Bode, que entra em sua XIII edição, tem tudo para continuar sendo um dos maiores eventos de caprinos e ovinos do Estado no que pese ser uma exposição mista como vem acontecendo nos últimos cinco anos.
Ao longo de todos os dias criadores do Rio Grande do Norte e de outros estados nordestinos estarão em contato com o que há de melhor em termos de genética uma vez que o Rio Grande do Norte tem sido reconhecido como um dos melhores rebanhos de caprinos do país “basta verificar que entre as 42 melhores cabras do País, 19 delas estão no Rio Grande do Norte inclusive sendo detentor do título de melhor cabra leiteira do País através de um animal do criador José Airton de Silva”, ressalta Betinho Rosado.
Não bastasse isso, a exposição que é ranqueada, também vai reunir criadores de bovinos, especialmente da raça pardo suíço que, além do rebanho de criadores privados que demonstram a excelente qualidade dos animais potiguares, os visitantes poderão observar o rebanho da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) que continua se consagrando como um dos mais importantes do Nordeste, ganhando prêmios nas mais diversas exposições da região.
Durante os quatro dias da exposição, os criadores estarão colocando seus caprinos e ovinos para serem julgados por árbitros de pista devidamente capacitados para escolherem entre os mais de 1.200 animais qual representa melhor a raça nas suas mais diversas categorias.
Para os visitantes não criadores, a Festa do Bode também vai oferecer uma série de opções para divertimento como o tradicional Festival Gastronômico que já faz parte do evento e tem atraído muitos degustadores da culinária da carne de caprino e ovino. Além disso, o público também vai poder ouvir poetas, repentistas entre outras atrações culturais.
Fonte: Assecom Sape
Nenhum comentário:
Postar um comentário