Enquanto muitos municípios do RN convivem com o avanço da dengue, a cidade de Taboleiro Grande, localizada na região Oeste do estado, distante 357 km de Natal é detentora de baixos números com respeito a notificações e casos confirmados de dengue desde 2007.
O município de Taboleiro Grande conta com coleta seletiva de lixo implantada desde 2007, que com certeza tem contribuído muito para a diminuição de casos de dengue, no entanto, o esforço da população tem que ser maior.
Taboleiro Grande tem 3 agentes de endemias e 5 agentes comunitários de saúde que juntamente com toda equipe da saúde estão sempre atentos no combate a dengue.
No período de 2 a 10 de abril a secretaria municipal de saúde coordenou uma campanha de limpeza na cidade e constatou que a população, que na sua maioria contribui com a limpeza ainda peca em pequenos cuidados, principalmente com pequenos depósitos deixados a céu aberto que podem serem utilizados pelos mosquitos para sua proliferação.
Veja como tem se manifestado a dengue em nosso município de 2007 pra cá:
Em 2007, foram feitas 3 notificações e nenhuma dessas foram confirmadas.
Em 2008 aconteceram 34 notificações feitas com 10 casos confirmados.
No ano de 2009, apenas 2 notificações e nenhuma dessas confirmadas.
Em 2010, ocorreram 3 notificações sendo 1 caso de dengue confirmado.
E em 2011, de 8 notificações, 4 foram confirmadas.
Esse post estava pronto desde a última sexta-feira e teria ido ao ar ontem (16), quando fomos surpreendidos pela notícia da morte do jovem Jackson Araújo de 22 anos, vítima de dengue hemorrágica.
Todos tem que ter cuidado, o mosquito que nasce numa determinada rua ou casa, não fica restrito a esse lugar.
A partir daí toda população se sentiu impotente por ter perdido para um mosquito da forma mais dolorosa que poderia acontecer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário