Social Icons

segunda-feira

Investigado pelo MP, Henrique Eduardo Alves é eleito novo presidente da Câmara

Apesar das denúncias que levaram à abertura de investigação pelo Ministério Público Federal, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) foi eleito o novo presidente da Câmara dos Deputados, em votação secreta nesta segunda-feira (4), e vai presidir a Casa no biênio 2013-2014. Ele teve 271 votos, contra 47 de Rose de Freitas (PMDB-ES), 165 de Júlio Delgado (PSB-MG) e 11 de Chico Alencar (PSOL-RJ). Estavam presentes na sessão em que Alves foi eleito 497 dos 513 deputados. Houve ainda três votos em branco.
O presidente da Câmara é o segundo na linha sucessória da Presidência da República, atrás apenas do vice-presidente.
Ele é o parlamentar com o maior número de mandatos consecutivos na Casa — 11 — e está a um mandato de atingir o recorde do ex-deputado Manoel Novaes (BA), que participou de 12 legislaturas não consecutivas entre 1933 e 1982.
Assim como o recém-eleito presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL), Alves tem sido alvo de várias denúncias de irregularidades, às quais ele atribuiu ao "jogo pré-eleitoral". Ele deve ser julgado no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte ainda estemês por improbidade administrativa.
O peemedebista contou com o apoio declarado de cerca de 20 partidos, reunindo legendas da oposição e da base governista.
Apesar do apoio maciço dos partidos, Alves fez uma campanha intensa, que incluiu viagens em jatinho do deputado Newton Cardoso (PMDB-MG) a mais de 10 capitais, com direito a reuniões com os respectivos governadores e as bancadas estaduais. Os gastos com o jatinho não foram divulgados.
Alves fez campanha ainda distribuindo panfletos, exemplares de sua autobiografia e enviando torpedos aos celulares dos colegas.

Fonte: Uol

Nenhum comentário: