Social Icons

sábado

AUDIÊNCIA PÚBLICA EM ITAÚ-RN DISCUTIU SITUAÇÃO HÍDRICA DO AÇUDE PASSAGEM

A Situação Hídrica do açude Clidenor Régis de Melo (Açude Passagem) foi discutida na manhã desta sexta-feira em Itaú-RN com a participação da população e diversos segmentos da sociedade e também dos vereadores de Taboleiro Grande e Itaú.
O Principal assunto era a real situação hídrica do manancial do açude passagem que vem abastecendo os municípios de Itaú e Taboleiro Grande, além de carros pipas que também retiram água do mesmo.
Em Pauta diversas perguntas, discussões e que serviu para esclarecer a situação atual do açude.
Segundo o responsável pelo escritório da cCaern de Itaú Miguel Arcanjo de Brito o açude está com cerca de 30% de sua capacidade total, e que, segundo o mesmo não oferece a situação de preocupação no que se diz respeito a racionamento de imediato, mas economizar, sim.
Uma das medidas usadas do gestor foi a hidrometria, isto é, medição nas residências, para o consumidor possa economizar água.
Os Vereadores itauenses procuraram através da audiência pública ouvir a população itauense e a empresa responsável pelo abastecimento para saber na realidade a dimensão da problemática da seca que se aproxima cada vez mais de nosso município e tiveram boa participação popular, com perguntas e sugestões.
Os Vereadores da cidade de Taboleiro Grande também preocupados com a problemática compareceram, sugeriram e deram bom andamento da audiência pública com perguntas, sugestões e que, segundo a represente da prefeita Clébia Bessa realizar uma audiência pública na cidade de Taboleiro Grande para repassar o tamanho do problema aos seus munícipes e assim também mostrar a realidade do reservatório que abastece aquele município.
O Prefeito Ciro Bezerra participou do evento organizado pelo legislativo itauense e ouviu muitas sugestões do público, ofereceu respostas e ficou também preocupado com a situação hídrica vivenciada na região oeste, não só em Itaú.
Questionado por alguns moradores sobre a retirada de água por carros pipas, o mesmo disse não ter como proibir, porque o açude é administrado pelo Estado do RN, mas que buscaria junto a comissão e responsáveis a proibição dessa retirada, como também a conscientização de cada um em poupar água, pois não sabíamos quando teremos chuvas regulares novamente.
Também foram questionados a pescaria do parte dos pescadores que utilizam tarrafas que, ao tocar o fundo do solo no açude estaria trazendo a sujeita para a superfície da água e que, segundo o presidente da colônia dos pescadores de Itaú Francisco das Chagas Fernandes (Chaguinha) era uma verdade, mas que o mesmo precisaria de uma lei, portaria para mostrar aos pescadores e assim os mesmo poderiam ter argumentos de não utilizarem a tarrafas e sim anzóis.
O Primeiro passo foi dado, espera-se a partir de agora, a conscientização de cada um de nós.

Fonte: Blog do Márcio Melo

Nenhum comentário: