Social Icons

quarta-feira

Primeira edição do "Chá das cinco" em Almino Afonso foi um sucesso

Um evento de muito requinte foi realizado nessa segunda-feira 03 em Almino Afonso/RN.
O chá das cinco que teve sua primeira edição em 2018 tem tudo para se tornar um evento tradicional naquela cidade.
Muita gente bonita se reuniram em um ambiente agradável para tomar chá e participar de uma boa conversa.
Entre as presentes, destaque para a primeira dama Maninha Leite e a empresária Kíria Sonelly que juntamente com Poliana e Adileide do espaço Herbalife organizaram o evento. 
O primeiro Chá das cinco foi um sucesso e para a próxima edição em 2019 já começa a surgir novas interessadas em participar.
As organizadoras do primeiro Chá das cinco em Almino Afonso consideraram que o objetivo principal foi atingido e que as expectativas foram superadas.

Conheça a origem do Chá das cinco
Apesar do chá das cinco ser uma referência clássica britânica, sua origem é menos glamorosa do que se imagina e surgiu graças à fome de uma duquesa no século 19, em meados de 1840, na Inglaterra. Não, você não leu errado. Anna Maria Russel, sétima Duquesa de Bedford se queixava com frequência de um vazio no estômago sempre ao final do dia.
Para enganar a fome antes do jantar, Anna passou a tomar uma xícara de chá, servido com leite e açúcar, acompanhada de pães, manteigas, biscoitos e bolos por volta das cinco horas da tarde, todos os dias. A ideia de ter uma refeição leve antes da janta fez tanto sucesso que ela passou a convidar amigos para acompanhá-la.
Mais tarde, por volta de 1880, o “tea break” virou tendência e se transformou em um evento social para a nobreza e alta sociedade da época. O momento do chá da tarde exigia trajes finos: vestidos longos, luvas e chapéus e era um motivo para encontrar amigos, falar de negócios e políticas.
O resto da história você já sabe. O consumo de chá se tornou um hábito na cultura inglesa e claro, é consumido a qualquer hora do dia.
Vale lembrar que a expressão “chá das cinco” foi criada por britânicos, mas o hábito de beber chá na Inglaterra já existia há anos, quando a princesa portuguesa, Catarina de Bragança, casou-se com o rei inglês Carlos II, em 1662 e levou como presente de casamento um cofre cheio de chá chinês.
Hoje, não há tanta formalidade exigida, mas o hábito de sentar a mesa e apreciar uma xícara de chá com doces e salgados permanece intacto.

Nenhum comentário: