Social Icons

segunda-feira

Popularizado no Brasil, o serviço de UBER tem se tornado uma faca de dois gumes em violência

O serviço de UBER popularizado no Brasil nos últimos anos, tem se tornado uma faca de dois gumes em casos de violência, roubos, estupros e até homicídios. Explodem no noticiário todos os dias notícias de crimes cometidos por motoristas e/ou passageiros que trabalham ou se utilizam desses serviços.
O perigo vem dos dois lados e fica difícil do motorista saber quem é o passageiro e da mesma forma o passageiro saber quem é o motorista, sendo que, no caso do motorista o aplicativo poderia ser mais zeloso na hora de aceitar o cadastro do profissional, já que poderia solicitar por exemplo, a ficha de antecedentes criminais.
Sim, já teve motorista preso e após se descobrir que ele já era até condenado.
O blog João Moacir aborda esse assunto sem fazer juízo de valor por nenhum dos dois lados, lembra apenas que a cada dia mais difícil tanto pra os profissionais como para os passageiros.

O que é o serviço de UBER?
Uber Technologies Inc. (fazendo negócios como Uber) é uma empresa multinacional americana, prestadora de serviços eletrônicos na área do transporte privado urbano, através de um aplicativo de transporte que permite a busca por motoristas baseada na localização, em inglês e-hailing, oferecendo um serviço semelhante ao tradicional táxi. É conhecido popularmente como serviços de "carona remunerada".

No Brasil
A primeira cidade a receber o Uber no Brasil foi o Rio de Janeiro, em maio de 2014, seguida de São Paulo, no final de junho do mesmo ano, onde foi inaugurado pela modelo brasileira Alessandra Ambrosio. Em seguida, foi a vez de Belo Horizonte receber o Uber, em setembro de 2014. Em janeiro de 2016 o Uber começou a operar em Campinas, sendo a primeira cidade do interior a receber esse serviço, seguida pela Baixada Santista que opera desde fevereiro de 2016. Em 29 de janeiro de 2016 passou a operar também em Goiânia. Em 18 de março o Uber chegou a Curitiba.
No dia 28 de abril de 2015 a Justiça de SP determinou a suspensão liminar do aplicativo Uber no Brasil, contudo em 04 de maio de 2015 a liminar foi revogada. Voltando a ser novamente suspensa pela Câmara de São Paulo no dia 30/06/2015. Em 10 de maio de 2016, o prefeito Fernando Haddad assinou um decreto regularizando o Uber na Capital.
Até outubro de 2016, o Uber estava presente nas cidades de Natal, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande (esta não regulamentado), Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Maceió, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Grande São Paulo, Jundiaí, Londrina, Uberlândia, Vitória, Sorocaba. Em 10 de novembro de 2016, começou a operar em Juiz de Fora e, em 25 de Novembro de 2016, em Cuiabá.
O mês de Dezembro foi marcado pelo inicio das operações em várias cidades, como Campos dos Goytacazes, Montes Claros, Joinville, Blumenau, Aracaju, Uberaba e Região dos Lagos
Em 2017 o serviço chegou em Belém, em 08/02/2017. Em Manaus, o serviço foi disponibilizado oficialmente em 12/04/2017. Nesse mesmo ano, também em abril, a Uber iniciou suas atividades em São Luís. Em Pelotas e em Rio Grande cidades do sul do Rio Grande do Sul o serviço foi disponibilizado às 14hs do dia 18 de agosto de 2017.
No dia 9 de março de 2018 o serviço chegou até as duas principais cidades do centro-oeste paulista Bauru e Marília.[34] E, em 16 de março de 2018, na região noroeste do estado na cidade de Araçatuba.
O Brasil é o segundo maior mercado da Uber, atrás apenas dos Estados Unidos.

Nenhum comentário: