Social Icons

quarta-feira

Ela vai entrar aqui pra morrer diz médica em unidade de saúde super lotada em Natal RN

A família de Iraci Fonseca, de 84 anos, tentava desde às 6h desta quarta-feira (3) uma vaga em um leito para a idosa, que está com suspeita de Covid-19 em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Na manhã desta quarta, ao chegar no Hospital Maternidade Belarmina Monte, a equipe médica teria se recusado a receber a paciente, segundo a filha de Iraci.
"Eu não tenho onde colocar, leve para o Giselda, leve para uma UPA. O que é que eu vou fazer pelo amor de Deus? A senhora quer subir para ver? Ela vai entrar aqui para morrer. Eu não tenho o que fazer. Eu não tenho aonde bote. Eu não tenho. A senhora quer subir pra ver? Vamos comigo", disse uma médica da unidade ao receber a paciente, alegando a superlotação do hospital.
Foram os filhos de dona Iraci que a levaram para o hospital. No vídeo gravado pelos parentes, os socorristas do Samu também tentam argumentar com a médica para que a idosa seja recebida pela equipe do hospital. "A gente se sentiu desprezado, a situação já era difícil e ficou pior. Essa médica veio com essa grosseria toda. Aquelas palavram doeram muito", conta Luciana Fonseca, filha de Dona Iraci.
Dois dias antes, Dona Iraci se sentiu mal e foi levada ao mesmo hospital. Ela recebeu o diagnóstico de pneumonia, foi medicada e encaminhada para repousar em casa. Nesta quarta (3), ela piorou e apresentou febre alta, cansaço, falta de ar e dores no corpo. Foi quando Luciana Fonseca e Francisco Flaviano retornaram para a unidade com a mãe.
Os filhos de Dona Iraci e os socorristas já tinham passado pela cidade de Macaíba, também na Região Metropolitana de Natal, para a troca de ambulância. Devido ao agravamento do quadro da mulher, ela precisou ser colocada em um veículo com UTI móvel da Samu.

Fonte: G1

Nenhum comentário: