Social Icons

segunda-feira

Chave PIX: bancos iniciam cadastro de dados dos clientes. Tire suas dúvidas

Inscrição não é obrigatória, mas Banco Central recomenda adesão por causa da agilidade que a função oferece.
Brasileiros poderão cadastrar, a partir desta segunda-feira (5/10), informações em bancos e instituições para o PIX, o novo sistema de pagamentos instantâneos a ser lançado em 16 de novembro.
O cadastro dessas informações irá compor as chamadas chaves PIX, que funcionarão para identificar a conta dos clientes e, assim, realizar pagamentos e transferências com maior agilidade.
Na prática, o PIX é mais uma alternativa para efetuar transações, além dos modelos tradicionais já existentes, como TED, DOC, boleto, cheque e cartões. O sistema foi desenvolvido pelo Banco Central (BC).
O meio vai permitir pagamentos e transferências de dinheiro 24 horas por dia, sete dias por semana, o ano todo, em até 10 segundos. Os cidadãos farão transações no PIX de graça.
A chave, que pode ser CPF/CNPJ, e-mail, número de telefone ou sequência aleatória, será informada pelo recebedor. Logo, o pagador usará o aplicativo do banco para inserir o código e realizar a ação.
A ideia do Banco Central é que as transações eletrônicas ocorram de forma simples e ágil, sem que o cliente tenha que passar todos os seus dados para o usuário que irá realizar a transferência.
O cadastramento será feito por meio de um “apelido” que será usado pelo cliente para identificar sua conta no sistema. Alguns bancos se anteciparam e realizaram, nas últimas semanas, um pré-cadastro.
Instituições autorizadas
O BC informou, nessa sexta-feira (2/2), que 644 instituições estão prontas para iniciar de forma segura o cadastro das chaves a partir desta segunda-feira. O número vem crescendo de forma contínua.
Entre as instituição aprovadas, há bancos, cooperativas, instituições de pagamentos, fintechs, financeiras, entre outros, o que reforça, segundo a autarquia, o caráter aberto e universal do PIX.
“A participação nesse período, que vai de 5 de outubro a 2 de novembro, é facultativa a todas as instituições em adesão e condicionada à aprovação nas etapas cadastral e homologatória”, explicou o BC.

Adesão opcional
Não é obrigatório, no entanto, cadastrar uma chave para fazer ou receber um PIX, conforme esclarece nota informativa publicada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) nessa sexta-feira.
“Caso o usuário queira usar o sistema de pagamento instantâneo, sem a chave PIX, será preciso digitar todos os dados bancários do destinatário para realizar uma transação”, evidencia.
Apesar de não ser obrigatório, o cadastramento da chave PIX é “altamente recomendável” para utilizar a ferramenta, segundo o Banco Central, por motivos de agilidade.


Fonte: Metrópoles

Nenhum comentário: