Social Icons

terça-feira

RN estima vacinar toda população com mais de 18 anos contra Covid até setembro

Segundo governadora Fátima Bezerra (PT), estimativa foi calculada com base na quantidade e frequência com que os lotes de vacina são enviados pelo Ministério da Saúde.
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) anunciou que o estado deverá ter toda sua população maior de 18 anos vacinada contra Covid-19 até setembro de 2021.
Pelas redes sociais, a governadora afirmou que a estimativa foi feita pela coordenação de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde e teve como base a frequência da chegada de lotes.
"Essa estimativa foi calculada com base na quantidade e frequência com que os lotes de vacina são enviados pelo Ministério da Saúde", disse.
Em entrevista ao Bom Dia RN, da Inter TV Cabugi, a coordenadora de Vigilância em Saúde, Kelly Lima afirmou que foram levadas em consideração as vacinas que vêm chegando ao estado (Oxford, CoronaVac e Pfizer).
Mas ela citou que o estado deverá receber vacinas da Janssen - único imunizante contra Covid com dose única - nesta semana. Além disso, um lote da vacina Sputinik adquirida pelos estados do Nordeste também é aguardado.
"Isso vai dar maior aceleração a esse processo de vacinação. Nós temos essa expectativa que até a próxima semana possamos chegar à faixa dos 40 anos", afirmou.

Mais de 1 milhão de doses aplicadas
Segundo o sistema RN + Vacina, os municípios potiguares aplicaram 1.264.068 vacinas até o início da manhã desta terça-feira (15). Ao todo, 875.587 pessoas tomaram a primeira dose no estado e 388.481 estão "totalmente vacinadas", por já terem recebido o reforço da segunda dose.
O Rio Grande do Norte tem uma população estimada em pouco mais de 3,5 milhões de habitantes.
O estado começou a vacinação contra Covid-19 no dia 19 de janeiro. Inicialmente, apenas os grupos prioritários, como idosos, profissionais de saúde e pessoas com comorbidades foram imunizados.
Desde a semana passada, municípios potiguares começaram a abrir a vacinação para o público-geral, ao mesmo tempo em que continuam vacinando grávidas, puérperas e lactantes, trabalhadores da educação e outros grupos.

Fonte: G1

Nenhum comentário: