Social Icons

quinta-feira

'Assassinados sem direito a julgamento', diz prefeita de cidade do RN sobre irmãos mortos em confronto com a polícia

Após ter dois irmãos mortos em confronto com forças de segurança na Bahia, a prefeita Damária Jácome, da cidade de João Dias, no Oeste potiguar, negou crimes atribuídos à família e disse que os homens foram assassinados "sem chance de serem julgados".
Os dois irmãos eram foragidos da Justiça, com mandados de prisão por tráfico internacional de drogas, associação ao tráfico e organização criminosa. Os nomes deles estavam a lista dos procurados pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol).
As declarações da prefeita foram feitas em nota encaminhada à Inter TV Cabugi após a repercussão do caso.
"Eu e minha família estamos vivendo os piores momentos das nossas vidas. Perdi dois dos meus quatro irmãos. Jovens que foram brutalmente assassinados", disse.
Prefeita decretou luto oficial pela morte dos irmãos em confronto com a polícia
A operação que terminou com as mortes de Deusamor Jácome de Oliveira e Leidjan Jácome de Oliveira foi denominada 'Sinaloa' pela Polícia Civil e aconteceu na última terça-feira (19) na Bahia.
Os policiais foram à zona rural do município de Barra para cumprir mandados de prisão preventiva contra os dois homens.
De acordo com a Polícia Civil, no momento em que as equipes chegaram ao local os suspeitos atiraram contra os policiais e houve confronto. Os dois irmãos foram atingidos, socorridos ao hospital, mas não resistiram e morreram.
No local onde eles estavam foram apreendidos um veículo de luxo, duas pistolas e munições.
Ainda segundo a Polícia Civil, os suspeitos são apontados como os principais fornecedores de drogas no Nordeste, chegando a comercializar, durante os meses de investigação, mais de R$ 30 milhões em maconha. O grupo atuaria como uma empresa, com divisões de tarefas e filiais dentro e fora do país.

Familiares presos
Em junho deste ano Samuel Jácome de Oliveira, também irmão da prefeita, foi preso pela polícia em Aracaju, suspeito dos mesmos crimes.
Os suspeitos são filhos do atual presidente da Câmara de Vereadores de João Dias, Laete Jácome e irmãos da vereadora Damares Jácome.
A própria prefeita, então candidata, também teve mandado de prisão expedido pela Justiça e ficou foragida, na época, por suposto envolvimento em grupo responsável por receptação posse ilegal de arma de fogo, mas está em liberdade por decisão da Justiça. Ela foi eleita como vice, mas assumiu o comando do município após a renúncia do prefeito eleito, Marcelo Oliveira, em julho deste ano. Nesta quarta (20) ela decretou luto oficial de três dias na cidade.
Veja nota completa da prefeita
Eu e minha família estamos vivendo os piores momentos das nossas vidas. Perdi dois, dos meus quatro irmãos. Jovens que foram brutalmente assassinados. Mas, mesmo diante dessa grande tristeza, em respeito a população do Rio Grande do Norte e, especialmente ao povo da minha querida João Dias, venho repor a verdade dos fatos e repudiar, veementemente, as ilações e mentiras que nossos adversários tentam propagar.
Nunca fui condenada pela Justiça. O que há são acusações desprovidas de qualquer prova. Ressalte-se que a defesa já foi apresentada ao Judiciário com todos os argumentos que demonstram a minha inocência.
Ontem (terça-feira) meus dois irmãos foram assassinados, sem que a eles fosse dado o direito de ser julgado pela Justiça dos homens. Tiraram a vida de dois jovens e estraçalharam com toda família do povo de João Dias, afinal, somos todos um só família.
Agradeço as orações e toda solidariedade. Vamos continuar nossa caminhada, nossa missão como cidadã, que a mim foi delegada a gestão da minha querida cidade.

Damaria Oliveira

Fonte: G1

Nenhum comentário: