O empresário José Sabatini, que apareceu em vídeos lambendo armas dentro de um carro e em uma rua do Centro de São Paulo, foi preso na noite de terça-feira (4) em Artur Nogueira (SP). Segundo a Polícia Militar (PM), a detenção ocorreu porque havia um mandado de prisão preventiva contra ele.
A PM informou que a ordem de prisão tem origem em um processo ao qual José Sabatini responde por ameaça, movido por um morador de Artur Nogueira. No boletim de ocorrência registrado sobre o caso, em 28 de setembro, o morador afirma que ele e o pai teriam sido ameaçados com uma faca pelo empresário.
A ameaça teria ocorrido porque José Sabatini discordou de uma cobrança de honorários advocatícios que o homem moveu contra ele na Justiça. O g1 não localizou, até esta publicação, a defesa do empresário.
A prisão
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado, policiais militares cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa do suspeito, que foi detido porque também havia contra ele o pedido de prisão preventiva.
A prisão ocorreu às 18h de terça-feira (4), no bairro Jardim Resek. "O homem permaneceu preso, à disposição da Justiça. Foi solicitado exame pericial ao IML e o caso, registrado como captura de procurado na Delegacia de Artur Nogueira".
O g1 procurou o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) para saber o resultado da audiência de custódia, mas não recebeu retorno até esta publicação.
Vídeos das armas
A Polícia Civil abriu, na semana passada, um inquérito criminal contra o empresário após ele aparecer em vídeos que circulam nas redes sociais lambendo e mostrando armas dentro de um carro e em uma rua do Centro de São Paulo, perto da sede da Polícia Civil do estado.
O caso é apurado pelo 3º Distrito Policial (DP), Campos Elíseos, de acordo com nota divulgada pela assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública (SSP) em 28 de setembro.
No mesmo dia, a Polícia Civil apreendeu uma espingarda e um revólver do empresário. Ele é investigado por suspeita de ter cometido o crime de porte ilegal de arma de fogo e incitação ao crime.
Nas imagens, o homem aparece lambendo o cano de uma arma longa enquanto está dentro do carro. Em seguida ele diz o nome do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em outro vídeo que também circula na internet, o homem aparece vestindo paletó, camisa e calça social, caminhando pela Rua Washington Luz. Ele segura a arma longa com uma mão e depois a coloca no ombro. Também é possível ver que há uma arma curta presa à cintura dele.
Depois, ele diz que quando Bolsonaro for eleito, ele deve dar um "golpe" no Congresso e no Supremo.
Também ameaçou Lula
José Sabatini também foi investigado, até julho do ano passado, por um vídeo em que apareceu armado e fez ameaça ao ex-presidente Lula, candidato a Presidência neste ano.
Neste caso, o Ministério Público (MP) requereu que a Justiça rejeitasse a acusação.
O empresário ainda responde a um processo civil por injúria movido pelo ex-presidente, que entrou com uma ação de indenização por dano moral.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário