Social Icons

sábado

Eleições 2024: Cenário político no Itaú segundo a visão do experiente político Gildo Pinheiro

A respeito das candidaturas que possivelmente irão polarizar a disputa em 2024 no Itaú RN, num encontro fortuito com um dos políticos mais experientes daquele município, Gildo Pinheiro, aproveito pra colher sua opinião na corrida política de 2024.
Gildo Pinheiro, a largada foi dada há exatamente um ano da disputa, na campanha passada com três candidaturas, você cravou o resultado e pra 2024 como analisa essa disputa?
Mesmo estando há um ano da disputa, que tem muito chão pela frente, é possível uma análise criteriosa, mas não tão precisa. Como fizemos em 2020 eu fiz uma análise em uma eleição especificamente em 1982 quando disputaram as eleições três candidaturas.
Se você pudesse comparar as eleições de 2024, com esses quadros que se apresentam, com alguma eleição passada, qual seria?
André Júnior é candidato natural, se o ex prefeito conseguir viabilizar sua candidatura na justiça, que eu acho improvável, eu poderia comparar sua força a de Dr Iram que disputou a campanha de 1992 contra Clidenor Melo.
A força de André Júnior seria a de Clidenor Melo que venceu naquela oportunidade é isso?
Sim e a de Ciro Bezerra equiparada a de Dr Iram.
Até porque se Dr Iram tivesse se mantido na política de Itaú ele teria sido prefeito em 1996, e Ciro Bezerra poderá conseguir o terceiro mandato em 2028
Você acredita então, que o momento beneficia Dr André Júnior?
Historicamente nenhum ex prefeito de Itaú perdeu a reeleição e ele é absolutamente favorito.
E se o candidato da oposição for Pezão, candidato apoiado por Ciro Bezerra na última eleição, se compararia com quem?
Aí nós teríamos de voltar a década de 70, quando Chico Pinheiro, vencedor naquela ocasião, disputou a eleição com o saudoso Antônio Tomáz.
Porque Pezão, na sua opinião chegaria mais enfraquecido?
A política de Umarizal respinga na do Itaú, o grupo Pezão pertencente ao município vão enfrentar grandes dificuldades diante do grupo de Néo, até porque já não acredito mais no favoritismo dos Pezãos na cidade de Umarizal.
Uma candidatura dupla nas duas cidades tende a chegar no Itaú muito enfraquecida.
A pergunta que não pode faltar, depois de quatro mandatos, Gildo Pinheiro colocará seu nome a disposição ao legislativo em 2024?
Só Deus pode impedir de eu ser candidato na próxima eleição, esse intervalo serviu pra população sentir a falta do trabalho verdadeiro de um vereador vigilante no legislativo defendendo verdadeiramente os interesses do povo.

Nenhum comentário: