Social Icons

quarta-feira

Pescadores capturam 7 toneladas de peixes no litoral Norte do RN

O trabalho durou cerca de quatro horas e envolveu 20 pescadores. Após registrar a pescaria, os pescadores encaminharam a mercadoria para Caiçara do Norte, onde foi comercializada.
Uma pescaria na Praia de Galos, município de Galinhos, no Litoral Norte potiguar, resultou na captura de 7 toneladas de peixe nesta segunda-feira (9). Os animais pescados são da espécie Garabebel.
O trabalho durou cerca de quatro horas. A pescaria contou com 20 pescadores, mas nem todos caíram no mar. Apenas quatro deles estavam em canoas, navegando sobre uma área que chega a quatro metros de profundidade.
Os outros pescadores aguardavam a hora de puxar a rede de tresmalho, (estrutura que possui três malhas sobrepostas). A expectativa deles era conseguir uma carga de até três toneladas, mas acabaram capturando mais que o dobro disso.
"A gente observou aquela mancha (de peixes) próximo a superfície, passamos a rede para pegar o cardume que podia estar abaixo. Deu certo.", afirmou o pescador Amadeus Guilherme, de 22 anos, que participou da pescaria.
Entre os animais pescados, cada um tinha, em média, entre 10 e 15 quilos. Os trabalhadores tiraram 12 unidades para consumo próprio e encaminharam o restante para Caiçara do Norte, município a cerca de 25 quilômetros, onde a mercadoria é comercializada. O valor obtido pelos trabalhadores não foi informado.
Pescarias fartas com a registrada nesta semana são aguardadas pelos pescadores no período entre maio e setembro. Há três anos, uma captura de sete toneladas da mesma espécie foi registrada no local. Já em julho de 2022, a pescaria ultrapassou os 12 mil quilos de peixe.
"Tem dia que não sai nada. É um trabalho de espera. A gente sai, faz o nosso trabalho e espera pegar o peixe. Quando a gente consegue, é uma alegria gigante. Já estamos na espera da próxima, se Deus quiser", confessa o trabalhador, dizendo que já voltou ao mar nesta terça-feira, dia seguinte à farta pescaria do início da semana.

Fonte: G1

Nenhum comentário: