Social Icons

sexta-feira

Fui na esperança de enxergar': veja relatos de pacientes infectados em mutirão de cataratas no RN

Nove pacientes haviam precisado retirar o globo ocular até esta quinta-feira (17) após confirmação da infecção, que atingiu 15 pessoas, durante um mutirão de cirurgias.
O mutirão de cirurgias de catarata que terminou com 15 pacientes infectados por uma bactéria - sendo que 9 precisaram retirar o globo ocular - reuniu moradores de Parelhas, cidade a 245 quilômetros de Natal, que tinham, em comum, o desejo de enxergar melhor após o diagnóstico da catarata.
Muitos dos pacientes viviam situações parecidas ao esperarem na rede pública uma oportunidade de realizar a cirurgia após o diagnóstico da doença em anos anteriores.
Ao todo, 48 pacientes foram atendidos no mutirão realizado pela prefeitura da cidade nos dias 27 e 28 de setembro na Maternidade Dr. Graciliano Lordão. Das 20 pessoas operadas no primeiro dia, 15 apresentaram endoftalmite, uma infecção ocular causada pela bactéria Enterobacter cloacae.
O g1 reuniu relatos de alguns desses pacientes infectados - uns que permaneciam em tratamento, outros que tiveram o globo ocular retirado - e de parentes que também buscam justiça no caso.
Segundo a prefeitura de Parelhas, os pacientes infectados são oito homens e sete mulheres que tem entre 43 a 80 anos de idade.

Veja relatos de pacientes
A costureira Vitória Dantas, de 49 anos, sofreu a infecção da bactéria durante a cirurgia e precisou passar por um procedimento chamado de vitrectomia, que consiste em substituir um gel que fica dentro do olho. Ela, no entanto, não precisou retirar o globo ocular - mas teme que isso ainda seja necessário, uma vez que ficou sem enxergar pelo olho infectado.
O filho mais velho dela, Maurício Dantas, disse que "o medo de perder o olho ainda está presente" no dia a dia da mãe. Ele se mudou de Natal, onde fazia faculdade, para ajudar a mãe em Parelhas nesse momento.
"Muita tristeza, porque eu fui na esperança de enxergar, não sei se eu vou enxergar. É triste, porque eu trabalhava, fazia minhas atividades físicas, que eu gosto, que ocupava minha mente. E hoje eu estou dentro de casa, sem poder fazer nada disso"

Fonte: G1

Nenhum comentário: