Social Icons

quarta-feira

‘Me sinto definhando’ apresentador desabafa após perder 22 kg por conta da doença de Crohn

O jornalista e apresentador Evaristo Costa , 48 anos, ex-âncora do Jornal Hoje (TV Globo), disse em entrevista recente a experiência ao lidar com a doença de Crohn, uma síndrome gastrointestinal crônica que, em geral, atinge o intestino delgado e o cólon, mas pode afetar outras partes do trato gastrointestinal.
Diagnosticado com doença de Crohn, Evaristo Costa afirmou ter perdido mais de 22kg ao longo de três semanas. Em entrevista ao PodCringe, o jornalista disse que se sente “definhando” e deu detalhes sobre o impacto que a condição vem causando em sua vida. “É uma doença que lhe causa um grande constrangimento. O principal sintoma é a diarreia. Em crise, vou ao banheiro 30, 40 vezes por dia. Falar disso para as pessoas me gerava muita vergonha”, desabafou.
Ele explicou que, após seu diagnóstico em 2021, a doença estabilizou. Contudo, há cerca de um ano ele está em crise, por isso, tem sentido os sintomas com mais intensidade.
Por conta da suspensão do uso de corticoides, o jornalista acabou perdendo muito peso de forma repentina: “Todos os dias eu me sinto definhando. Perco meio quilo por dia. Posso comer qualquer coisa, mas não para dentro de mim. A alimentação não para dentro de mim. Ela não me dá os nutrientes que preciso”.
De acordo com Evaristo, depois que ele foi internado em janeiro, muitas pessoas ficaram curiosas para entender mais sobre a Doença de Crohn. Na época, ele teve uma infecção por conta da baixa imunidade causada pela doença.
“Achei interessante falar embora seja uma doença que te causa um grande constrangimento. (…) O principal sintoma é a diarreia. Em crise, vou ao banheiro 30, 40 vezes por dia. (…) Então falar disso para as pessoas gerava um pouco de vergonha”, completou.
“Eu cheguei a 99 kg, mas eu estava com 99 kg porque eu tomava corticoide, então incha demais. E aí os médicos chegaram à conclusão de que o corticoide não faz efeito em mim. Perdi 22 kg em 3 semanas mais ou menos. (…) Às vezes as pessoas falam assim: ‘Nossa, que legal. Você tá bem magrinho’. (…) Mas não é um emagrecimento saudável, saudável. Por dentro eu estou totalmente desregulado”, disse.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: