A penitenciária de Alcaçuz ganhará um novo pavilhão com mais 400 vagas para presos condenados, bem como provisórios. A inauguração do novo pavilhão está marcada para dezembro. Nesta quarta-feira (15), foi iniciada a fase de concretagem das plataformas onde serão erguidas as 52 celas e como a construção usa um método inovador com pré-moldados modulados de concreto, o prazo será cumprido rigorosamente. Na obra, o Governo do Estado está investindo pouco mais de R$ 10 milhões em recursos próprios.
As celas estão sendo construídas na sede da empresa responsável, no Rio Grande do Sul. Depois de prontas, elas serão transportadas para o RN para serem acopladas nas bases. Além de mais rápido, esse método é mais seguro que o convencional e já foi usado em presídios nos Estados de Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Maranhão.
“A abertura dessas 400 novas vagas é mais uma ação nossa no enfrentamento ao déficit de vagas no sistema penitenciário estadual. O Governo do Estado está fazendo sua parte, investindo, criando vagas e somando esforços. Após a inauguração do novo pavilhão, poderemos inclusive desativar alguns prédios que estão sendo utilizados com carceragens provisórias em Natal”, destacou o governador.
Atualmente 52 homens estão trabalhando na obra, mas a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) está finalizando um convênio com a empresa responsável pela construção para aproveitar também a força de trabalho dos apenados. A iniciativa vai acelerar ainda mais o ritmo da obra, além de assegurar redução das punições dos presos. A cada três dias de serviço, é diminuído um na pena.
Fonte: Agência estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário