Do total de 24.920 candidatos que preencheram a ficha de inscrição pela internet, pouco mais de 16.520 estão aptos a participar da seleção. Com isso, mais de 8.300 inscrições estão automaticamente descartadas da seleção. O resultado animou os candidatos de cursinhos que antecipam a comemoração pela concorrência que tende a diminuir.
O coordenador da Comperve, professor Egberto Mesquita, explica que a lista de concorrência por cada curso e habilitação só será divulgada na próxima semana, 16. Já até amanhã, 12, a Comissão deve concluir o prazo para que os candidatos possam corrigir as informações prestadas e pagar a taxa de inscrição. Cerca de 150 candidatos ainda estão com a inscrição pendente.
Professor Egberto Mesquita confessa ter se surpreendido com o montante de candidatos que não entregaram a documentação. "No ano passado também tivemos um grande número de inscrições vetadas porque os candidatos não entregaram a documentação no prazo previsto pelo edital ou então porque não pagaram a taxa de inscrição", lembra ele.
As provas serão aplicadas nos dias 19 e 20 de dezembro com oferta de 2.306 vagas distribuídas entre os cursos e habilitação do Campus Central, os campi de Assú, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó. As vagas são igualmente distribuídas entre candidatos que disputam como não-cotistas e os cotistas, aqueles que tenham cursado integralmente o ensino fundamental e médio em escola pública.
ENEM
No ato da inscrição, o candidato declarava se queria ou não fazer uso do desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na somatória final do resultado do PSV da Uern.
Mesmo com a provável suspensão das provas do Enem pela Justiça Federal do Ceará, a Comperve alerta que o PSV não sofrerá nenhuma alteração. Professor Egberto explica que, pela descrição do edital, nenhum candidato é prejudicado mesmo que opte em usar a nota do Exame. "O desempenho do Enem tem peso de 20% na somatória e o candidato que optar em usá-lo e tiver uma nota inferior ao que ele teria se usasse apenas o PSV, automaticamente o Enem é excluído para não prejudicá-lo", ressalta.
Mesma quantidade de esquecidos
No ano passado, a quantidade de candidatos que se inscreveram no Processo Seletivo da Uern, mas que não entregaram a documentação ou que não pagaram a taxa de inscrição, foi superior a 10 mil alunos. Mesmo assim, o número de inscrições válidas ainda foi superior a 19 mil candidatos. Desse montante, apenas 14 mil compareceram no dia das provas disputando 2.200 vagas ofertadas pela Uern. O percentual de faltosos chegou a 26% dos inscritos.
Fonte: Jornal de Fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário