Social Icons

quinta-feira

Governo do Estado adquire mais 100 eletrocardiógrafos portáteis

Dando continuidade ao processo de implantação dos Tele-Eletrocardiógrafos, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) enviou o coordenador de Tecnologia da Informação, Carlos Eduardo de Albuquerque Costa, a Uberlândia/MG, local onde está instalada a ITMS do Brasil, a empresa que possui o conhecimento técnico do Telemedicina. O objetivo da visita do técnico da Sesap foi receber treinamento e trazer para o Estado 100 novos eletrocardiógrafos portáteis.

As principais vantagens do serviço são a rapidez no diagnóstico e o suporte à decisão médica, sendo um diferencial na qualidade do atendimento clínico, bem como na confiabilidade e preservação do estado de saúde do paciente. O equipamento permite que os médicos expandam o alcance e a qualidade do serviço, que o usuário receba o melhor tratamento em tempo hábil e que o governo reduza custos sem comprometer a qualidade do sistema de saúde.

O diagnóstico rápido de patologias dará a possibilidade do médico clínico ou generalista realizar o exame sem a necessidade de um cardiologista na unidade, pois o laudo do eletrocardiograma vai estar em suas mãos em até cinco minutos para urgência e em até 15 minutos para o paciente eletivo. Outro ponto positivo é que a Telemedicina também serve como uma segunda opinião médica, através de uma central via 0800.

"Esse serviço disponibilizado pela Sesap já salvou vidas nos últimos meses e também vai reduzir a ida desses pacientes à alta complexidade, como uma cirurgia cardíaca ou um implante de marca-passo", explicou Carlos Eduardo.

Tele-Eletrocardiografia

Para que o serviço funcione bem é preciso que os profissionais de saúde das unidades nas quais o eletrocardiógrafo já foi disponibilizado o utilizem. Além disso, é necessário que a população que precise desse tipo de exame, recorra à Secretaria Municipal de Saúde da sua cidade. Nos próximos dias, serão disponibilizados no site da Sesap (www.saude.rn.gov.br/telemedicina) os locais onde é possível encontrar os equipamentos, por município e por unidade de saúde.
Até dezembro, serão 238 eletrocardiógrafos portáteis fornecidos aos municípios, que poderão realizar até 10.400 exames por mês, contando cada aparelho com uma franquia de 44 exames, sem custos para o gestor municipal.
Por Agência RN

Nenhum comentário: