Social Icons

sexta-feira

Povo limpo, povo educado?


Já ouvi muito sobre o título deste post, só que sem a interrogação e até certo ponto concordo.
Mas analisemos o caso da nossa cidade (Taboleiro Grande), limpa, porém não tão somente porque seus cidadãos sejam educados e mais pelos esforços dos funcionários da limpeza pública, que devem sofrer um bocado com a falta de educação de boa parte da população.
A coleta seletiva ainda funciona no que diz respeito ao ato da coleta, no entanto, a empolgação da população em colaborar com esse importante projeto, outrora implantado em nossa cidade, já não é mais o mesmo.
Bem, voltamos ao povo limpo, povo educado...
Por várias vezes, já presenciei, passando por perto daqueles tambores que a prefeitura colocou nas ruas para coletarem o lixo, grande podridão pelo fato das pessoas jogarem nesses recipientes animais mortos, vísceras de peixes etc.
Agora me diga...
Isso é coisa de gente educada?
E antes que me venham com aquela história que isso é um fato isolado, digo e garanto que não o é, por várias vezes já vi isso ocorrer e por outras várias vezes, ouvi outras pessoas afirmando a mesma coisa.
É preciso uma autocrítica por parte de todos.
Que tal ao invés de pensarmos quando jogamos um papel de balinha na rua: “só essa coisinha não vai sujar...”
E trocarmos por: “essa é minha pequena contribuição para a limpeza da cidade”, ao jogá-lo em seu devido lugar, ou seja, no lixo?
Seja a diferença que deseja ver nos outros.

Nenhum comentário: