Social Icons

sexta-feira

Caern prorroga prazo para quitação de dívidas com desconto

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está prorrogando por mais 180 dias, a contar de 1º de outubro, o prazo para negociação de contas em atraso, com isenção de multas e juros para pagamento à vista, ou parcelamento em 36 vezes. A empresa pretende regularizar a situação do maior número possível de usuários que estão consumindo água de forma clandestina, após a suspensão dos serviços por falta de pagamento. As medidas com o incentivo serão aplicadas aos clientes de todas as categorias, incluindo público e particulares, que estão com débitos anteriores a 1º de janeiro de 2011.
O assessor comercial da Caern, José Dantas, informa que das 854.048 famílias cadastradas no Estado (dado de agosto), 151.406 estão cortadas, o equivalente a 17,7% dos domicílios. O índice de inadimplência na empresa atinge a média de 10%, considerando os usuários ativos com mais de três contas em atraso. Dantas explica que a empresa deixa de receber dentro do mês, o valor de R$ 8,3 milhões, prejudicando o cumprimento dos compromissos financeiros da Companhia. Em Natal, entre as 284.621 famílias cadastradas, 46.720 estão cortadas por falta de pagamento, um índice de 16,4%, sendo o maior percentual na Zona Norte, 20,9%.

DESCONTOS
A empresa está oferecendo descontos de 50% nos valores das multas regulamentares, taxas de corte/religação e também dos períodos não faturados. A Companhia está dispensando acréscimos nos juros de mora e atualização monetária, sejam nos débitos faturados ou para cobrança futura. Quem parcelar o débito no máximo em 36 vezes mensais, terá anistia total dos acréscimos, dos juros e atualização monetária da dívida. 
José Dantas lembrou que o valor da parcela não pode ser inferior a metade do valor da respectiva tarifa mínima, cobrado através das faturas mensais. Mesmo que o cliente tenha feito um parcelamento em negociação anterior, poderá efetuar outro para cobrança futura, aproveitando o incentivo oferecido pela empresa.


Fonte: Diário de Natal

Nenhum comentário: