Coube a prefeita de Apodi, professora Goreti Silveira Pinto (PMDB), representar os prefeitos do Rio Grande do Norte, durante solenidade de lançamento do Programa Agente de Leitura, do Ministério da Cultura, numa ação de pactuação federativa, na qual União, Estados e Municípios se juntam para a efetivação do projeto.
Jovens de 18 e 29 anos levarão para suas comunidades carentes, que apresentam baixo IDH e Ideb, o acesso ao livro e à leitura. Inicialmente o programa chegara em 43 municípios do território potiguar, inclusive Apodi.
Serão investidos em 2012, R$ 3 milhões de reais, dos quais um terço é contrapartida do RN. Cada um dos 250 agentes de leitura que serão capacitados em fevereiro do próximo ano receberá uma bolsa de R$ 350, mochila, 100 livros, uma bicicleta e serão responsáveis por incentivar, de casa em casa, 25 famílias. Serão contempladas 16 mil famílias do RN. "Esse é um programa que é importante para a pessoa, para a formação e para a cidadania. Fico extremamente empolgada com sua efetivação no Rio Grande do Norte porque esse programa vai desbravar mentes e corações", afirmou a governadora Rosalba Ciarlini, em seu discurso de lançamento dos Agentes de Leitura, na manhã desta segunda-feira (12), no Auditório da Governadoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário